Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR LANÇA PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM DO MULHER  DA  ZONA RURAL EM 13  MUNICÍPIOS  DO CEARÁ    

DSC_0973 Já imaginou fazer seu exame de prevençāo  do câncer no local onde você mora , sem nenhum custo? Isto já  é uma realidade e  vem sendo realizada  pelo Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural- SENAR- CE,  beneficiando mulheres da zona rural com o exame de papanicolau e homens, com o exame do PSA e da próstata. Trata- se  do  Programa  Saúde  do Homem e da Mulher, que neste primeiro semestre de 2017, deverá beneficiar 13 Municípios do Estado .O objetivo é sensibilizar a populaçāo do meio rural sobre a importância de atitudes para promoçāo da Saúde.
O lançamento do Programa foi feito ontem, 14 , no Auditório do Sistema FAEC / SENAR- CE  em Fortaleza, pelo  Superintendente  do Senar- CE , Paulo Hélder de Alencar Braga  e a gestora do Programa , Ana Kelly Claùdio , com  a presença de  prefeitos e secretários  de Saúde dos Municípios , que já haviam  manifestado interesse em aderir ao  Saúde do Homem e Saúde da  Mulher. Segundo Paulo Hélder este programa  de largo alcance social, teve inicio em 2010 com o nome de ” Útero è Vida” , beneficiando apenas Mulheres, mas devido a adesāo e sucesso do Programa que  beneficiou  6.445 Mulheres  somente aqui no Ceará, em três anos de execuçāo , o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano em todo o país ,  o exame de prevençāo do câncer   para o homem que passou a chamar- se Saúde do Homem e da Mulher.
O Programa promove também palestras educativas sobre higiene pessoal, Planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de próstata, câncer de pênis, disfunçāo  erétil , entre outros, de acordo com a realidade local.
DSC_0975Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios  médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais , de papanicolau na Mulher e  o PSA e toque retal no Homem. Os exames sāo  encaminhados a um laboratório especializado e apresentados  os  resultados sem  nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro,  inclusive a contrataçāo de dois urologistas. Uma equipe do Programa de Promoçāo Social do Senar  realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de Beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuiçāo de um kit beleza.
Já  o município, oferece em contrapartida a disponibilizaçāo  do local para o evento, voluntários , água e alimentaçāo   para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda  ao município , a divulgaçāo  do evento, a mobilizaçāo  ,o  cadastro  dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas cadeiras, macas) . Segundo  a gestora do Saúde do Homem  da Mulher no Senar- CE, Kelly Cláudio, a meta é atender a 100 homens e 150 Mulheres, por dia,por Município,  totalizando 3.250 pessoas, entre homens e Mulheres nesta  primeira etapa, que serà realizada nos meses de abril, maio e junho . No segundo semestre,  outros Municípios  serāo beneficiados .
Os  prefeitos de Alto Santo, Maria Irisneile Gadelha Sousa  e  de Ibaretama ,Francisco Edson de Moraes,  destacaram  a importância do Programa voltado para o homem e a Mulher da zona rural e a iniciativa do Senar em promover alèm da capacitaçāo do Homem do campo,também a Saúde , o que traz  reflexos positivos na  melhoria da produçāo .
Municípios que serão beneficiados:
Alto Santo, Pacajus, Redenção, Ocara, Caririaçu, Paracuru, Itarema, Itapipoca, Ibaretama, Jaguaretama, Moraújo, Piquet Carneiro e Mombaça.