Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar Ceará inicia Programa Saúde do Adolescente Rural no Fortim

O Sistema Faec/Senar Ceará iniciou, nesta segunda-feira (23), as atividades do Programa Saúde do Adolescente Rural (PSAR) na Escola de Ensino Fundamental Comunitária da Barra, no município de Fortim. A ação, que aborda assuntos associados à saúde do adolescente no campo, será realizada até a sexta-feira (27), e terá continuidade na semana de 6 a 10 de novembro.

“Estamos em Fortim para fazer o piloto nacional, para que a gente leve esse programa para todo o Brasil”, disse Magali Eleutério, coordenadora de Promoção Social do Senar. “A receptividade foi muito grande entre pais, escola e alunos. E temos certeza de que o programa irá fazer a diferença na vida dos adolescentes”. O PSAR tem como diferencial o trabalho conjunto entre escola, adolescentes e pais.

A secretária de Educação de Fortim, Ivoneide Araújo, destacou a aproximação com os pais dos alunos e agradeceu a presença do Senar no município. “O Programa é importante porque traz a família para a escola, abordando temas relacionados à saúde dos jovens. O município de Fortim agradece muito ao Senar Ceará por ter nos escolhido”.

Além dos adolescentes, o programa atende instrutores, educadores, familiares e responsáveis. “O programa leva informações sobre a saúde e educação e os alunos levam essas informações para casa, para os pais. Estou muito grata”, destacou Danielle Monteiro, mãe de um aluno participante.

Dentre os temas abordados, estão: saúde mental, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, uso de redes sociais, e distanciamento dos pais e violência. “São assuntos que a escola trabalha, mas agora temos os pais”, diz Marília de Aquino Costa, diretora da Escola de Ensino Fundamental Comunitária da Barra.

O Saúde do Adolescente Rural surgiu após um diagnóstico realizado pelo Senar em 2019 com a participação de adolescentes de 11 estados (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins). “É com muita alegria que a gente está fazendo o PSAR no Fortim, fazendo com que os pais participem da educação dos filhos”, disse Kelly Claudio, diretora técnica do Senar Ceará.