Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR promove Encontro dos Coordenadores Municipais do Programa Agrinho

_DSC2497

Aconteceu na última sexta-feira ( 05 de abril ) o 1º Encontro dos Coordenadores Municipais do Programa Agrinho, um programa de responsabilidade social do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL, que tem como objetivo proporcionar mudanças da hábitos e atitudes quanto à preservação ambiental, à saúde, à cidadania e ao Trabalho e Consumo, mediante uma ação conjunta escola-comunidade rural, visando formar cidadãos empenhados na defesa das questões de interesse do seu meio de convivência.

Para maior dinamização do Programa e motivação dos professores e alunos, anualmente, são instituídos concursos para os estudantes das escolas publicas rurais participantes do Programa, através de um concurso de Redações e Desenho, onde os mesmos recebem prêmios que vão desde computadores, dvd(s) e bicicletas. Já para os professores que enviam o seu projeto pedagógico para concorrer no concurso da Experiência Pedagógica os prêmios são motos, computadores, tablets, entre outros.. Segundo a coordenadora do Agrinho, a Assistente Social Ana Kelly Cláudio, o encontro teve como objetivo principal, tratar da programação 2013 e fazer a integração dos novos coordenadores junto aos antigos, assim passando suas experiências para quem está chegando.

“O programa Agrinho tem dado uma grande contribuição para os trabalhadores e para o meio rural” destacou Anízio de Carvalho Júnior, Superintende do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR-CE, onde mostrou para os coordenares como funciona e a missão do SENAR.O Agrinho já atingiu durante 10 anos de atuação mais de 200.000 mil alunos de escolas publicas da zona rural, disse o superintendente . Os alunos recebem uma cartilha sobre o tema do Agrinho e diariamente são acompanhados pelos coordenadores do programa e professores.

O evento que em 2013 completa 11 anos, e vem com o tema” Saúde” no qual já foi trabalho nos anos de 2005 e 2006, tendo obtido na época grande aceitação nas escolas. “Por ser um tema transversal no ensino fundamental e uma área de muita carência, é muito fácil de ser trabalhado sendo explorado os hábitos alimentares, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, dengue e outros assuntos que são presentes nas comunidades.” ressaltou Mazé Barbosa , consultora do SENAR-CE

Para Irene de Almeida professora e consultora do SENAR-CE , o Programa Agrinho veio transformar a educação das crianças no meio rural, com novos conceitos educativos que se ampliaram para família e na própria comunidade em que vivem.

O evento contou com a participação de 50 coordenadores e a expectativa é de que este ano conte com a participação de maior numero de municípios e escolas.