Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA AGRINHO RECEBE 1.492 TRABALHOS E INICIA JULGAMENTOS

comissao-julgadora-agrinho-2016Depois de receber os 1.492 trabalhos dos 40 municípios que vão concorrer ao Concurso Agrinho 2016 a coordenação do Programa deu inicio ao julgamento nas áreas de desenho , redação, experiência pedagógica e município Agrinho. O Agrinho que chega a sua 14a. edição é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-Ce , com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará –Faec, e tem por finalidade motivar os alunos da zona rural a discutirem temas de interesse do meio rural, como meio ambiente, saúde e Viver bem no Semiárido , Trabalho e Consumo, cidadania, explica a coordenadora pedagógica Kelly Claúdio.

Os trabalhos de redação e desenho estão sendo analisados e julgados por uma equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente-SEUMA e os de experiência pedagógica e município Agrinho por um grupo de consultoras e avaliadoras Maria Ireneide de Sousa Araújo, Julia Feitosa Neves, Keynne Idilva Sampaio Teixeira sob a coordenação de Irene de Almeida Victor

Na opinião da coordenadora Irene de Almeida Victor os projetos promovem mudanças na comunidade que inclusive quer receber outras ações do SENAR haja vista a credibilidade do Programa Agrinho em seus municípios. O trabalho do SENAR motiva a comunidade a descobrir como viver no semiárido de forma útil, mostrando a importância que o Nordeste tem. Essa equipe está avaliando 282 projetos

 

TEMA:

O tema desse ano é Viver Bem, no Semiárido e envolveu 196.987 alunos de 1.711 escolas públicas da zona rural , do 2º ao 9º ano, 9.65 professores em 40 municípios. Ao longo desses 14 anos “as escolas têm apresentado trabalhos que retratam de forma fiel a ponte entre o rural e o urbano e a melhor forma de fazer isso é colocando em prática o conteúdo recebido em sala de aula, a partir da metodologia do programa – que aplica temas transversais aliada a criatividade e dedicação dos educadores. A escolha das melhores produções será a última etapa do Programa Agrinho e a premiação será no dia 25 de novembro , em Fortaleza. O julgamento será feito por uma comissão organizadora composta por membros de várias instituições parceiras do concurso , entre eles a Secretaria de Educação do Estado-SEDUC,Secretaria do Meio Ambiente –SEMA, Banco do Nordeste, Sebrae-CE, Instituto Tortuga , APRECE, AMAB, COCEPAT, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC

 

O QUE É O AGRINHO

O Agrinho é um programa idealizado pelo SENAR-CE , desde 2003 , para a formação de uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens rurais do ensino publico fundamental, despertando o interesse por temas como : Meio Ambiente, trabalho e consumo, cidadania, saúde e semi-árido. É um programa educativo, motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-os pela educação, em agente de melhorias das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vivem..

Este ano o tema escolhido foi “Viver bem no semiárido, segundo a coordenadora do segmento de Promoção Social do SENAR, Kelly Cláudio, todo o material didático incluindo cartilhas  para os alunos e o manual do professor, foi construído pelos técnicos do SENAR do Ceará. O programa é executado pelo SENAR-CE ,através de uma estrutura operacional em níveis estadual e municipal, visando o acompanhamento, à supervisão e à avaliação do Programa com o engajamento total dos professores e diretores de escolas, o que confere um especial êxito aos resultados da participação dos alunos. O programa é monitorado em todas as fases de execução por equipes técnicas do próprio SENAR, com o apoio e a supervisão técnica da Secretaria de Educação Básica do Estado. Ao Município envolvido cabe indicar uma coordenadora pedagógica, para acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do Programa.

Outro aspecto importante do trabalho realizado pelo SENAR , diz respeito ao apoio de diversos parceiros, como governos estaduais e municipais, professores, diretores de escolas, além de parceiros do setor privado, como Instituto Tortuga, Sebrae-CE, , BNB, que patrocinam os prêmios, que vão de bicicletas, a motos, aparelhos de som, DVD, etc. Este ano serão 97 prêmios a serem distribuídos entre os dez primeiros lugares nas várias categorias.

A metodologia do Agrinho funciona da seguinte forma: os temas são inseridos nas diferentes disciplinas de forma transversal aos currículos escolares, durante todo o período letivo por professores treinados e obedecendo a um cronograma previamente estabelecido. Os professores são capacitados, e além disso, os participantes recebem o material didático (cartilhas, manual do professor, jornais e cartazes). Com esse incentivo, ao final do programa, são realizados concursos, visando premiar docentes, alunos e municípios inseridos no projeto.