Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR – OFERTA CURSO GRATUITO DE TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

O agronegócio representa hoje 32% do  PIB Naciinal, sendo a profissão de técnico em agronegócio uma porta aberta para o mercado de trabalho. Com essa premissa foi que o Senar nacional orientou suas regionais a oferecerem o curso técnico em agronegócio na metodologiia ensino a distância( Ead Senar), com aulas presenciais e semi- presenciais através  da sua rede e- Tec,  que no último sábado, 22, teve sua  aula inaugural em Fortaleza, na sede do Sistema Faec/ Senar, onde vai funcionar o Polo de Fortaleza, com 50 alunos  e no Polo do município de  Cascavel, também com 50 alunos, totalizando 100 vagas. Nos dois polos o Senar-CE montou um laboratório de informática para as aulas presenciais.

O evento no Polo de Fortaleza foi divido em dois momentos, no primeiro foi apresentada a equipe que ficará responsável pelo atendimento e capacitação dos alunos, composta pela coordenadora do curso em Fortaleza, Karilena Montenegro, pelo coordenador técnico  do Senar-Ce, Eduardo Queiroz, pela Coordenadora do Departamento Sindical da Federação, Nilza Luna, pelo tutor Marcos Vinícius e  pelo Coordenador de polo, Davi Garcês. Na ocasião foi proferida uma palestra sobre o EaD e no segundo momento o início do curso de informática básica.

A aula inaugural foi ministrada pelo instrutor José Antônio Aragão Ramos, graduado em ciências da computação pela UECE (Universidade Estadual do Ceará) e especializado em redes e projetos, e pelo coordenador técnico do Senar-Ce, Eduardo Queiroz de Miranda, que mostrou para os alunos a importância da profissão e da conclusão do curso, para que  não haja  nenhuma desistência e consequente prejuízo no número de vagas ofertadas. Os alunos assistiram a um vídeo instrucional sobre o Senar e conheceram  o laboratório de informática. O primeiro dia de aula foi de orientações gerais sobre o programa do curso.

POLO DE CASCAVEL

A aula inaugural do Polo de Cascavel foi acompanhada pelo Superintendente do Senar- Cê, Paulo Hélder de Alencar Braga, que comemorou a iniciativa do  Senar nacional ao  aderir à área do ensino técnico  e , futuramente, entrará para o ensino superior, através da Faculdade CNA. O Ceará foi um dos 17 estados do Brasil contemplados com essa primeira turma, o que para nós constitui uma grande conquista , em poder oferecer este curso gratuitamente  a 100 alunos, que tem pela frente uma grande oportunidade de atuação, disse Paulo Hélder.

O CURSO

O Curso Técnico  em Agronegócio  terá  duração de 4 semestres (2 anos), na modalidade a distância, com carga horária de 1.230 (mil duzentos e trinta) horas, sendo 20% destinada a encontros presenciais, sendo reconhecido pelo MEC, na categoria habilitação técnica. O Curso é  totalmente gratuito.Ele   tem o objetivo formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. O curso tem duração de 2 anos, na modalidade a distância, carga horária de 1.230 (mil duzentos e trinta) horas sendo 20% destinada a encontros presenciais. O curso é totalmente gratuito, ideal para jovens e adultos que vivem e trabalham no campo e tem também  conteúdos práticos.

O aluno do Polo de Fortaleza, Mariano Bergson, 26 anos, de Santana do Acaraú, interior do Estado do Ceará, pretende ter uma boa experiência com o curso, “pretendo adquirir conhecimento para o meu dia-a-dia, tanto na vida pessoal, como na vida do campo”. Ele escolheu o curso de Agronegócio pela intimidade na área e segundo ele, um seguimento puxa o outro e isso é uma ótima oportunidade para o mercado de trabalho.

SERVIÇO

O polo de Fortaleza, funciona na Avenida  Edite Braga, 317, 1o andar , bairro Jardim América e o de  Cascavel, na Rua José Lúcio Ribeiro, 298, Bairro Planalto,  com 50 alunos em cada  polo.