Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-CE INICIA 40 TURMAS DO PRONATEC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce, está  ministrando cursos do Pronatec em 33 municípios do Estado.
A capacitação envolve  40  turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, nas três áreas de excelência do SENAR-CE: Agricultura, Pecuária e Promoção Social, atuando em 33 municípios do Estado e disponibilizando 800 (oitocentas) vagas aos treinandos. No  mês de  novembro próximo  serão iniciadas  mais 47 turmas,  em 27 novos municípios beneficiando  desta vez 910 treinandos. Já em dezembro data do encerramento do convênio serão atendidas mais 31 turmas , em 10 novos municípios, totalizando assim  70 e 118 turmas  municípios atendidas  pelo Pronatec em 2015 . .Em 2014 foram 94 turmas.
Conforme informou o Superintendente do Senar- CE, Paulo Helder Braga, de acordo com a pactuação feita entre o Senar e o Ministério da Educação,, o Ceará  foi o segundo estado do Nordeste a pactuar maior número de cursos este ano  . Este ano tivemos a oportunidade de realizar Encontros Regionais com os Articuladores do PRONATEC nos municípios e os Sindicatos dos Produtores Rurais, aproximando-os mais, levando mais conhecimento sobre o programa e tornando-os parte importante para a realização e o sucesso do mesmo, disse ele.

A coordenadora do Pronatec, Carolina Machado, esclareceu que  foi  uma vitória da instituição que vem desde 2013 atuando nesse programa tendo iniciado naquele ano com 37 turmas, levando os cursos do Pronatec para a zona rural, o que tem contribuído significativamente na capacitação do produtor rural e de sua família, com resultados positivos no gerenciamento da propriedade e da produção agropecuária,contribuindo para aumento da renda.Entre os cursos mais procurados estão o de Horticultor Orgânico, aquicultor, assistente de planejamento, programação e controle de produção, produção de doces artesanais.