Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SEBRAE LANÇA TECH NORDESTE NO AGROPACTO

DSC_1800O Sistema Sebrae lançou hoje, 11, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto, a primeira edição do TECH Nordeste-Fórum de Ciência , Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Região Nordeste. O evento será realizado no Centro de Convençōes  Pedro Neiva de Santana, em São Luís, no Maranhão, de 16 a 18 novembro  próximos , abrangendo os nove estados do Nordeste , com a proposta de ser itinerante, ou seja a cada dois anos ter sede em um estado.
O Estado do Ceará  candidatou-se a ser o próximo , ideia lançada pelo diretor técnico Alci Porto Gurgel e abraçada  por toda a diretoria do Sebrae-CE à frente o superintendente Joaquim Cartaxo e o Presidente do Conselho de Administração do Sebrae e coordenador do AGROPACTO , Flávio Saboya , que  destacaram  a importância  do evento, no sentido de ser um espaço de referência para a geração do conhecimento científico , de tecnologias inovadoras, capaz de promover as transformaçōes ao desenvolvimento sustentável do ambiente empresarial , bem como  fazer a integração de diversos projetos e ações entre os demais estados, facilitando inclusive, a aprovação de  projetos a nível nacional.
Segundo o diretor técnico do Sebrae do Maranhão, José de Ribamar Silva Moraes, o objetivo  do Tech Nordeste é discutir temas ligados à ciência , tecnologia e inovação de interesse da região Nordeste, por isso, terá seis eixos temáticos: sendo dois  eixos de interesse local : Mobilidade  no estado do Maranhão e Recursos Hídricos . Os demais são de interesse regional: Energia Limpa, Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC, e Resíduos . A programação vai reunir  painéis, palestras, oficinas educativas , rodada de projetos, pautados na inovação e sustentabilidade e está sendo construída pelo Sistema  Sebrae no Nordeste , sob a coordenação do Sebrae no Maranhão, com o apoio de instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Maranhão ( UFMA) , Universidade Estadual do Maranhão ( UEMA) e Instituto Federal de Educação ( IFMA), além do governo do Estado do Maranhão , por meio da Secretaria  de Estado da Ciência e Tecnologia e empresas privadas.
Na ocasião, foi  sugerida  a incorporação do tema Reflorestamento como uma inovação que visa diminuir os efeitos estufa usando a fotosíntese das árvores, reflorestar é a solução , disse o agrônomo Chico Rosa, pesquisador cearense que trabalha há mais de 10 anos com a atividade que  lançou recentemente  um livro de orientações sobre a atividade que no Ceará, onde a atividade  já vem sendo praticada  em mais de 30 municípios . Haverá ainda, espaço para expositores, mostra de tecnologia e soluções inovadoras prontas para o mercado. Como  resultado do TECH Nordeste  serão geradas propostas de políticas públicas  visando o fortalecimento da cultura da inovação nas empresas, disse o diretor técnico do Sebrae no Maranhão .
Presentes  ainda ao lançamento da Feira, o Superintendente Regional do Banco do Nordeste, João Robério Messias, o superintendente Regional do Banco do Brasil, Castro Junior, o  Presidente da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, o representante do sistema Fiec, Francisco  Cavalcante Bastos,  FIEC,  Representante da SEAPA – Hélio Chaves ,o Presidente da APROLECE , Cláudio Teófilo Junior, Eliseu Lima, da Conab ,  produtores, presidentes de sindicatos e de associações de produtores, empresários do ramo da ciência e tecnologia, técnicos do Sistema Faec/ Senar -CE e do Sebrae-Ce.
Inscrições e maiores informações
UMC- Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae-MA
(98) 3216.61.33/99147.7942