Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

REPRESENTANTES DA CNA E FEDERAÇÕES RETOMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM BNB QUE PREVÊ 4,5 Bi PARA A AGROPECUÁRIA.

DSC_1759Uma comitiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, tendo à frente o superintendente técnico adjunto Bruno Barcelos Lucchi, o presidente  da Comissão Nordeste, José Álvares Vieira,  e Luis Cláudio Macedo, ambos da Federação da Agricultura  do Rio Grande do Norte,-Faern acompanhados  do Presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Flávio Saboya , do Superintendente do Senar- Ce, Paulo Helder Braga , do  assessor técnico da CNA,  Edvaldo Filho , participaram hoje,3O de março, de uma reunião com o Superintendente de Agronegócio  do Banco do Nordeste, Luis Sérgio Farias Machado.

Segundo Bruni Luccchi, o objetivo da visita é a retomada da agenda do convênio de cooperação técnico celebrado entre o BNB , a CNA  e o MAPA, no dia 20 de novembro do ano passado, visando o fortalecimento da agropecuária através de recursos da ordem de 4,5 bilhões. Deste total R$ 800 milhões foram destinados ao Ceará.

Algumas  ações  já foram implementadas como os mutirões para renegociação de dívidas, onde o Ceará, foi o que teve maior participação , realizando renegociações em seis municípios: Quixadá, Itapipoca, Itapajé, Morrinhos, Marco e Baturité, envolvendo mais de 2 mil produtores. Bruno Lucchi disse ainda,  que há necessidade de rever algumas ações e colocar em prática  outras não menos importantes como a parte de capacitação dos produtores  cabendo ao Senar fazer esse trabalho e  alguns pontos do plano agrícola de  2015 .

Na ocasião da assinatura do convênio de cooperação o presidente do BNB  Nelson Antonio de Sousa disse que ” essa é a missão do banco, promover a agropecuária com competitividade. Já o presidente da Faec, Flávio Saboya disse que o referido  acordo de cooperação é de fundamental importância para que o Sistema Faec/Senar- CE possa ampliar  sua meta de  capacitação do produtor que precisa estar preparado para enfrentar  as adversidades climáticas impostas ao Nordeste, sem esquecer a questão da renegociação das dívidas, que o BNB tem procurado resolver compreendendo o momento atual . O superintendente do Senar- CE ,Paulo Helder Braga informou que em 2014 , o Senar capacitou 186 mil produtores e implantou 96 turmas do Pronatec,beneficiando mais de 1.900 produtores.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SISTEMA FAEC/SENAR-CE

Jornalista Responsável: Silvana Frota
Estagiário: Marcos Weydson