Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA BALDE CHEIO: NOVAS TECNOLOGIAS COMO A BEZERREIRA TROPICAL FAZEM A DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DE LEITE

DSC_1791Ordenha ao pé, bezerreira tropical, pastejo rotacionado, botijão de sêmen, peso da ração individualizada por animal, além de manejo reprodutivo, pré-parto, inseminação artificial, sistema de controle da reprodução através de um mapa, são algumas das tecnologias empregadas hoje no Programa Balde Cheio, em desenvolvimento pelo Sebrae-Ce em cinco municípios  do Estado, com a participação de  uma equipe constituída por um engenheiro agrônomo, técnicos agrícolas , um veterinário e um coordenador , que estão fazendo a diferença na produção de leite no Estado.

Hoje 63% dos produtores beneficiados  já utilizam a ordenha mecânica, 41.6% utilizando a inseminação artificial., e 85% o  pastejo rotacionado.  No Nordeste não se pode falar em produzir leite, sem fazer  produção intensiva de alimento, utilizando a palma adensada e resistente , capins de várias espécie e o pastejo  rotacionado são a forma mais barata de se produzir leite, o problema mesmo  é a água, afirmou o veterinário Cláudio Ribeiro Coutinho, consultor do Sebrae-Ce.

O tema foi apresentado ontem, 7, no  Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), que abordou  os resultados do Projeto Sebrae de Bovinocultura , através da Metodologia Balde Cheio nos municípios de Morada Nova, Quixerámobim e Barreira. Os palestrantes convidados foram: Paulo Jorge Mendes Leitão, Articulador do SEBRAE/ Unidade Setorial Agronegócios e Cláudio Ribeiro Coutinho, Consultor do SEBRAE. O Agropacto é uma realização da FAEC, e é  realizado quinzenalmente  às 7h30 no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, localizado no cruzamento entre as Avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira. A reunião foi coordenada pelo Superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder de Alencar Braga, que comunicou a implantação de um novo programa em parceria com o Sebrae, chamado

“Sertão Empreendedor”. 

DSC_1787O Programa Balde Cheio é uma metodologia da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, aplicada pelo Sebrae-Ce.  O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira utilizando tecnologias para a capacitação de pequenos e médios produtores rurais, promover o desenvolvimento sustentável das propriedades de leite, resgatando a auto-está dos produtores bem como promover o desenvolvimento sócio- econômico da Região. . O  Balde Cheio foi iniciado há dois anos, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC,  através das capacitações feitas pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-Ce, nos municípios de Quixeramobim, Morada Nova e no município de Barreira, neste último foi necessário criar mecanismos pois lá não foi utilizada a irrigação.

O programa treina também produtores e técnicos em sistemas intensivos de produção de leite, promovendo a geração de renda das propriedades, os produtores passam por pelo menos 20 técnicas gerenciais. Com as novas tecnologias, o programa chegou a elevar  a produção de leite em até 6 vezes a produção.

Em Quixeramobim, estão sendo trabalhados 26 produtores e o6 iniciantes, a média de produção é de é 5.461 litros/dia, 217 litros/dia, enquanto a média do Brasil é de  213 litros/dia, como é o caso da Fazenda Inharé, de  Francisco Welligton, um produtor inovador que implantou uma bezerreira   tropical, que tem uma cobertura e uma coleira para não ter contato com o outro animal, logo os bezerros são individualizados, evitando a morte e reduzindo os custos com doenças.

Em Morada Nova, 30 produtores estão em média com uma produção é de 179 litros/dia por produtor, mas a tendência é aumentar a produção dada a disponibilidade de água, lá eles utilizam as áreas de expurgo do Perímetro de Irrigação de  Morada Nova. A média das vacas por produtor é de 9,7 %.

Em Barrerira que não tem a menor aptidão para produzir leite e sim caju, pois não tem projeto  de irrigação,nos produtores cavaram poços e açudes, e estão se organizando para produzir leite,  hoje são 14  produtores que estão sendo trabalhadas pelo Programa Balde Cheio ,

 com uma média de produção diária de 41,4 litros/dia , e uma  produção total  de 580 litros/dia. Lá  se utiliza a palma forrageira  como forragem, e a silagem, o segredo  da palma é que ela precisa de pouca água, a mesma está sendo distribuída pelo governo do Estado, informou Paulo Jorge.

 O grande sucesso do negócio é o preço do leite, em Quixeramobim, o leite foi vendido por

R$ 1.00,00 e o custo do leite ao produtor chegou R$ 0,72, com lucro de o,28 por litro, ganhando em média, quase dois salários mínimos, com uma produção média de 217 litros/leite /dia.

Segundo os consultores do Sebrae, o leite  de alta tecnologia com 25 mil litros/l ano, é um ótimo negócio, melhor até do que a aplicação em bolsa de valores. Os desafios: são capacitar mais os produtores na visão do negócio, gerenciar os indicadores, produzir alimentos (silagem) e o  melhoramento  da genética e da produção de palma.

O Sebrae está aplicando a mesma tecnologia do programa Balde Cheio em Crateús

 e São João do Jaguaribe, onde  as prefeituras entram como parceiras do projeto.

FAZENDA MODELO 

A fazenda Bom Jesus, do produtor Francélio Maia, é uma fazenda modelo desenvolvida pelo Sebrae, no município de  Morada Nova, onde foi feito todo um  trabalho de preparação do produtor e da Fazenda , terminando com implantação  de uma uma queijaria para o beneficiamento do leite, que deverá ser formalizada e legaluzada, concluindo dessa forma, todo o ciclo da cadeia produtiva do agronegócio da pecuária. .

NOVO PROGRAMA SERÁ LANÇADO 

Paulo Helder Braga, superintendente do Senar-Ce,  anunciou que o  Sistema Faec/Senar/Sebrae vai iniciar ainda esse semestre um novo Programa, Sertão Empreendedor, onde a metodologia do Balde Cheio será também empregada. O programa Sertão Empreendedor vai promover a gestão e o empreendedorismo inicialmente em 38 municípios do Estado.

MAIORES INFORMAÇÕES

041- 8899328376 – Cláudio Coutinho

Paulo Jorge: 96349442