Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Útero É Vida atende 854 mulheres na 1º Etapa

O Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL,divulgou o resultado da primeira etapa do Programa Útero é Vida, que teve início este ano no dia 4 de julho, pela comunidade de Carnaúba, no município de Mombaça, passando pelos municípios de Moraújo-Distrito Várzea da Volta (18/07), Cascavel-Sítio Serrote (24/07), Aracati- Santa Tereza (26/07) e Nova Russas – Distrito de Canindezinho (01/08), beneficiando diretamente 854 mulheres da zona rural com o exame de papanicolau , que detecta precocemente a incidência de câncer. Em 2013, serão promovidos 11 eventos do Programa no Estado do Ceará, devendo a 2° etapa do programa o programa recomeçar no mês de setembro próximo, atendendo mais 06 municípios.

O ” Útero é Vida” é um programa de responsabilidade social criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, em todo o país, visando atender às mulheres que vivem no campo, com exames do colo uterino, o chamado ” Papa Nicolau”. O programa é desenvolvido em parceria com as secretarias de saúde dos municípios, que entram com a logística dos médicos, enfermeiros e agentes de saúde, e o sistema Faec/Senar/Sinrural com a ação, inclusive viabilizando o pagamento dos exames, a distribuição dos kits beleza, além de montar uma estrutura de Rua de lazer para crianças e monitores e um salão de beleza , como manicure e cabeleira, para atender as beneficiárias.

A meta é realizar, gratuitamente, entre 150 a 200 exames por cidade, e o atendimento é sempre feito na zona rural, daí a necessidade da parceria entre as secretarias de saúde dos municípios cearenses, explica Ana Kelly Cláudio, Coordenadora da Promoção Social do SENAR-Ce. Fazendo um breve histórico, o Programa contemplou em 2010, 13 municípios, atendendo 3.428 mulheres com o exame de prevenção do câncer do colo do útero.

O Superintendente do SENAR-Ce, Anizio de Carvalho Junior, o presidente da FAEC, Flavio Saboya e o primeiro vice-presidente , Paulo Helder Braga, e diversas autoridades municipais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, prestigiaram o Programa Útero e Vida, e segundo Ana Kelly Cláudio, foram atingidas as metas previstas, com resultados satisfatórios, tanto para as mulheres que foram beneficiadas, como para o Sistema Faec/Senar/Sinrural, que se sente recompensado em poder oferecer este serviço de largo alcance social, que faz parte das ações da coordenadoria da Promoção Social do SENAR AR/CE.

RESULTADOS DO PROGRAMA ÚTERO É VIDA – 1ª Edição

tabela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1-EVENTO DE MOMBAÇA – 04/07/13
imagem01

 

 

 

 
 

 

  

 
Figura 2- EVENTO DE MORAÚJO – 18/07/13

imagem02
 

 

 
 

  

  

 
 
Figura 3- Evento de Cascavel – 24/07/13

imagem02

 
 

 

 
 

  

  

 
 
Figura 4 – Evento em Aracati – 26/07/13

imagem02