Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Agrinho recebe trabalhos de estudantes e professores do ensino fundamental

Representantes da Secretaria de Educação de Tianguá, um dos principais incentivadores do Agrinho na cidade de Tianguá

Representantes das escolas de 44 municípios do Ceará, nos dias 22 e 23 de setembro, apresentaram os trabalhos elaborados por alunos e professores que participam do Agrinho, programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/CE), braço educativo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). Na edição de 2021, discentes e docentes trabalham o tema Agrinho de mãos dadas com o Cooperativismo.

Ao todo, mais de 70 mil alunos do ensino fundamental, do 2° ao 9° ano, participam do Agrinho e cerca de 600 escolas estão envolvidas com a missão de formar futuros produtores rurais mais conscientes das características físicas do espaço em que vivem. Os estudantes concorrem nas categorias de Desenho para o 2º e 3º ano; Redação para o 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano; Experiência Pedagógica, desenvolvido pelos professores que atuam na zona rural e Município Agrinho.

“O que consolida é a forma lúdica e didática que o Programa Agrinho trabalha nas escolas com material didático específico para cada tema e etapa do ensino”, afirma a superintendente do Senar, Ana Kelly Claudio. “O Agrinho é um sucesso compartilhado, tanto pelas pessoas da equipe do Senar, quanto pelos professores que são apaixonados pelo Programa, além da participação dos municípios.

A pedagogia da pesquisa integra com um forte viés à metodologia do Programa Agrinho. Esse modelo fortalece uma rede de interlocução durante todo o período letivo com a reflexão dos estudantes sobre as questões sociais relevantes dentro da escola e até na comunidade.

Os trabalhos estão sob a avaliação de uma Comissão Julgadora Multidisciplinar que irá escolher 10 trabalhos, divididos em quatro categorias. A solenidade de premiação será, no dia 12 de novembro, em um formato híbrido devido à pandemia, restrito à participação de alguns alunos e professores premiados, em Fortaleza. O evento será transmitido  pelas redes sociais do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL. 

“Antes da pandemia, a solenidade reunia cerca de 500 pessoas com a presença de comitivas de cada município, mas por conta dos protocolos de segurança o público participante será reduzido, porém transmitido para todo o País” destaca a superintendente do Senar.