Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA AGRINHO COMEMORA 15 ANOS E JÁ BENEFICIOU MAIS DE 2 MILHÕES E 500 MIL ALUNOS DA ZONA RURAL DO CEARÁ

Solenidade de Premiação será nesta sexta feira, dia 24

DSC_3073O  Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR -CEARÁ e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC , com o apoio dos Sindicatos Rurais e parceiros, realizam nesta sexta-feira, 24, com início às 9 hs, no  Centro de Negócios do SEBRAE-CE, o encerramento do Programa AGRINHO -2017, com  a entrega da premiação aos ganhadores dos cinco concursos, uma  das etapas do Programa. A primeira etapa ocorre na sala de aula onde os  alunos recebem as informações sobre a temática escolhida, de forma transversal  e são  repassadas pelos professores na grade curricular das escolas públicas da zona rural.

São cinco concursos e este ano a participação aumentou consideravelmente, somente  na Categoria Redação foram apresentadas 1.221 redações, sendo: 509 do 4º ao 5º ano; 345 do 6º e 7º e 367 redações  do 8º ao 9º.  Na Categoria Desenho concorreram 534 trabalhos (do 2º ao 9º ano) e na  Experiência Pedagógica , que envolve os professores, foram entregues 440  trabalhos realizados por  9 mil professores , de mil escolas da zona rural, envolvendo 200 mil alunos. No total foram produzidos  2.220 trabalhos.

O AGRINHO tem como missão  formar a futura geração de produtores rurais por meio de ações educativas e foi implantado pela primeira vez no Estado do Paraná,  disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE.  O Programa está comemorando 15 anos no Ceará, com os seguintes resultados : 2 milhões e 500 mil alunos beneficiados, 101.997  professores  envolvidos,  em 17.663  escolas públicas da zona rural. Nestes 15 anos, foram trabalhados cinco temáticas: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Trabalho e Consumo e Como Viver Bem no semiárido

Os candidatos só conhecem o resultado durante a  solenidade de premiação , que ocorre  com a participação dos 46 municípios, seus gestores, professores ,coordenadores , diretores , patrocinadores e  convidados. São escolhidos dez trabalhos em cada categoria, totalizando  cerca de 100 premiações entre computadores, notebook, motocicleta, bicicleta, sistema de som. Nos concursos de redação e desenho, tanto o aluno como o professor recebem prêmios. Para comemorar os 15 anos do Programa no Estado, será sorteado  um carro zero quilômetro entre os professores que enviaram a experiência pedagógica.

TEMA CENTRAL: CIDADANIA

Trabalho 2

 

Este  ano o tema central foi  Cidadania. Saber atuar para mudar o mundo o AGRINHO  sae em defesa da Cidadania. Segundo a coordenadora do AGRINHO, pedagoga e mestre em educação Ana Kelly Cláudio Gonçalves, os  trabalhos  destacaram a questão da cidadania incluindo a solidariedade , o respeito à diversidade humana, respeito ao mundo animal, a preservação do patrimônio público e histórico e das instituições, voto consciente e corrupção. As experiências pedagógicas vencedoras  do tema , mostram o grande avanço do Programa que consiste no fato de extrapolar os muros das escolas para ganhar as cidades, as famílias, as empresas e órgãos municipais, mobilizando a comunidade nas discussões do tema proposto. Nos trabalhos apresentados em forma  escrita e de  maquete, dá para sentir a preocupação com açōes  de responsabilidade social como os cuidados com o  mosquito Aedes Aegipts , com a preservação do patrimônio histórico, valorização do artesanato, ações de responsabilidade social com o trânsito , conscientização política do voto inclusive, com a maquete da urna eletrônica, incentivo à leitura através da biblioteca itinerante, somente para citar alguns.

COM A PALAVRA

“O AGRINHO é o maior programa educativo para crianças da zona rural no Ceará, sou um grande admirador deste programa e temos apoiado através de nossas secretarias de educação, meio ambiente e desenvolvimento agrário”, disse o Governador Camilo Santana, que foi convidado para participar da solenidade.

“O AGRINHO é  um programa de caráter educativo, transformador e capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens da  zona  rural  que cursam o ensino público fundamental, informa o Presidente da FAEC,  Flávio Saboya que trouxe o programa para o Ceará em 2003 , quando era superintendente do SENAR/CE, a partir de uma experiência exitosa desenvolvida no Estado do Paraná.”

Segundo o Diretor Geral do SENAR, Daniel Carara, o programa AGRINHO é desenvolvido hoje em quatro Estados: Paraná,  Goiás, Mato Grosso do Sul e Ceará , promovendo uma transformação social por meio de ações educativas com a missão de formar a futura geração , principalmente em questões voltadas para a Cidadania e Meio Ambiente. É de fundamental importância abordar esse tema nesse momento em que o Brasil está vivendo grandes mudanças. Formar crianças e jovens e, ao mesmo tempo, compartilhar os conceitos do setor agropecuário, com a força de vontade e a força de produção do setor que mais gera riquezas no Brasil é o mais importante do projeto.DSC_3045

“O AGRINHO é um grande programa de responsabilidade social do SENAR não temos dúvida do impacto que ele vem trazendo na preparação dos jovens para o futuro, promovendo uma mudança de paradigmas e um novo, olhar para o campo, disse o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva.”

O primeiro tema trabalhado pelo AGRINHO foi o Meio Ambiente e há 10 anos a  Secretaria do Meio Ambiente colabora com o Programa no julgamento dos concursos de redações e desenho . Para o Secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno os temas alavancados pelo AGRINHO suscitaram  grandes debates , influenciando  positivamente na forma de agir e pensar das crianças e de seus pais, sobre temas muito caros à SEMA, tais como o respeito ao meio ambiente e a necessidade de uma cultura ecológica sustentável.

COMISSÃO  JULGADORA

Duas comissões julgam os trabalhos dos concursos  que têm  um regulamento definido criteriosamente, formada  por pedagogas e educadoras  que selecionam  os trabalhos nas categorias  de Experiência Pedagógica e  Município Agrinho, coordenados pela Professora Irene Almeida Victor . Já as redações e desenhos são julgadas  por outra Comissão composta de oito  (8) servidoras da SEMA- Secretaria de Meio Ambiente do Estado, coordenadas  pela técnica Juarinda Barreira, que já colaboram com a seleção há 10 anos .

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2017

Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Capistrano, Caridade, Cascavel, Fortim, Frecheirinha, Guaramiranga, Guiúba, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Iguatu, Ipu, Itaiçaba, Itapiúna, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Marco, Mauriti, Morada Nova, Morrinhos, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Pindoretama, Quixeré, Redenção, Russas, Saboeiro, São Benedito, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará,

PATROCINADORES20171004_100858

Banco do Nordeste do Brasil

SEBRAE -CE

Instituto Tortuga

COCEPAT

OS NÚMEROS DO AGRINHO EM 2017

46 municípios

1.300 Escolas

9 mil professores

200 mil alunos

Concursos:

Redação: do 4º ao 5º ano: 509

Redação: 6º e 7º: 345

Redação: 8º ao 9º: 367

Total redação: 1.221

Desenho: 534 (do 2º ao 9º ano)

Experiência Pedagógica: 440 Total: 2.229  trabalhos

HOMENAGEADOS PELOS 15 ANOSTrabalho 1

Para marcar os 15 anos do AGRINHO serão homenageadas com um Troféu as seguintes instituições e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Programa:

O Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, Flávio Viriato de Saboya Neto

O ex-Presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho

Os  secretários de educação dos 46 Municípios participantes do Programa em 2017

Os patrocinadores do Programa: SEBRAE/CE, Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Instituto Tortuga e COCEPAT

 

Os Sindicatos Rurais que estão atuando com o Programa em 2017:

Sindicato Rural De Aracoiaba, Barreira, Baturité; Beberibe; Cascavel; Iguatu; Jaguaribe; Limoeiro Do Norte; Marco; Morrinhos, Mauriti; Morada Nova; Russas; Ubajara e Viçosa do Ceará.

SOBRE O AGRINHO

O Programa AGRINHO está dentro da plataforma de Promoção Social do SENAR/AR-CE . É um programa de   caráter educativo, transformador, estimulante e capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens que moram nas localidades rurais e cursam o ensino público fundamental. Durante este período  despertou  o interesse  por  temas  como meio ambiente, cidadania,  consumo e trabalho e saúde . Em 2015 e 2016, o Ceará aproveitou um novo programa do SENAR nacional e trabalhou o tema “Viver Bem no Semiárido”.

 

DADOS DO AGRINHO EM 15 ANOS

2.500.000 Alunos

101.997 Professores

17.663 Escolas Públicas da zona rural.

 

SERVIÇO:

Solenidade de Premiação do AGRINHO

Data: 24 de novembro

Hora: 9 hs

Local: Auditório do Centro de Negócios do SEBRAE-CE

Avenida Monsenhor Tabosa,777

Maiores Informações:

Assessoria de Imprensa  Sistema FAEC /SENAR/AR/CE

jornalista Silvana Frota-MTB-432   -85-35358038/9-99819640

Contatos  : Kelly  Cláudio- Coordenadora do Programa AGRINHO -85- 9-9998-11-81

Flávio Saboya: Presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR- CE- 85-992130613

Superintendente do SENAR-CE- Sérgio Oliveira da Silva – 35358011