Terminou no último sábado (5), a primeira turma do Empretec Rural no Ceará. Durante seis dias de capacitação voltada para o empreendedorismo no meio rural, os cerca de 40 participantes receberam orientações voltadas ao aumento da rentabilidade no campo, criação de novos negócios, dentre outros benefícios. O seminário, com duração de 48 horas, foi conduzido pelo facilitador Nilmar Paul de 31 de julho a 5 de agosto. O evento foi realizado pelo Sistema Faec/Senar em parceria com o Sebrae Ceará.
“O curso me agregou conhecimento, inteligência e me motivou a procurar por novidades na minha área”, disse Silvio Acioli, produtor de camarão em Morada Nova. “Aqui nós vimos que, se eu planejo, eu consigo colher melhores resultados, e isso me foi de grande valia.” O Empretec Rural tem como intuito aprimorar características empreendedoras e potencializar os negócios do campo.
“O Empretec tem sido de um valor imenso para o produtor rural”, destacou Elizabeth Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Senador Pompeu. No mesmo sentido, Tarcísio Fontenele, vice-presidente do Sindicato Rural de Viçosa do Ceará, disse que o evento o estimulou a buscar novas tecnologias. “Foi muito gratificante participar do Empretec Rural. É um estímulo muito grande conhecer novas experiências”
A metodologia do Empretec foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e atualmente é aplicada em 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae.
Empretec Rural
O Empretec Rural é um programa voltado para empresários e futuros empreendedores do agronegócio, tendo como público alvo empreendedores rurais (produtores de pequenas propriedades) das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e aquicultura.
O programa busca aumentar a rentabilidade, estimular novos negócios e criar novas oportunidades de emprego por meio de capacitação, inovação em processos, produtos e serviços, além da adoção de práticas sustentáveis.