Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da Faec participa do III Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, e o Sindicato Rural de Quixadá participou nesta quarta-feira (30) do III Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa. Silveira estabeleceu a meta de tornar o Ceará livre de febre aftosa sem vacinação até 2024.

“Hoje ainda somos importadores de carne. Queremos que, além da autossuficiência, nós possamos enviar nossa carne para outros estados. E para que isso ocorra, o primeiro passo é tornar o Ceará livre da febre aftosa sem vacinação”, destacou Amílcar Silveira.

O evento foi realizado na Escola de Ensino Profissionalizante Maria Cavalcante Costa e contou com a participação do Secretário Executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos Vieira Lima, da presidente da Adagri, Vilma Freire, do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, do superintendente/MAPA SFA/CE, Francisco Milton Holanda Neto, do deputado estadual eleito Felipe Mota, dentre outras autoridades.

Durante o encontro, foram debatidos o panorama atual da pecuária cearense, a importância da retirada da vacinação da febre aftosa bem como as ações estratégicas a serem desenvolvidas em área livre de febre aftosa sem vacinação.

Campanha
A Campanha “Ceará Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação” é fruto de uma parceria enter Faec, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

A Faec e Adagri trabalham para que o Ceará receba o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para isso é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município.

Com o rebanho livre de Febre Aftosa sem vacinação, não haverá barreiras sanitárias e o comércio de animais vivos, seus produtos e subprodutos, fica liberado para todo território nacional e para o exterior.