Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SEGMENTOS PRODUTIVOS DO LEITE, AVES E SUÍNOS FAZEM ESTIMATIVA DOS PREJUÍZOS COM A GREVE DOS CAMINHONEIROS E PEDEM APOIO DO GOVERNO ESTADUAL

700 mil pintinhos já foram sacrificados e já falta ração para os suínos  

Reunidos hoje, 29, pela manhã, em uma coletiva de imprensa  na  sede da Federação da Agricultura da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC,  os representantes  dos segmentos do leite, aves e suínos, que representam mais de 80% do Valor da Produção Bruta da Pecuária (VBP)  no Estado do  Ceará, apresentaram um balanço dos prejuízos, que somente na bovinocultura leiteira que processa 600 mil litros de leite por dia, em nove dias vendendo a um real o litro do leite, o prejuízo chega a  5 milhões e 400 mil reais, segundo informou o Presidente do Sindicato das Indústrias de Lacticínios, Henrique Girão. Desses 600 mil  litros, hoje, apenas 20% estão conseguindo chegar às industrias. Ele alertou também, para o problema da falta de embalagens, que só conta com 20% no estoque e é adquirida no eixo sul e sudeste,  o que já, mesmo porque para chegar a origem é necessário no mínimo 7 dias de viagem. O Presidente da Câmara Setorial do Leite, José Antunes Mota, sugeriu que o governo do estado adotasse algumas medidas  de apoio ao segmento produtivo , como por exemplo, a escolta dos insumos até a indústria. Para ele, a retomada da logística vai demandar no mínimo 30 dias. O Diretor do Leite Jaguaribe, Fred Carvalho  também presente à reunião  também manifestou sua preocupação com o desabastecimento do leite durante esses nove dias e a falta de ração para os animais, principalmente para os pequenos  e médios produtores , que por falta de condições financeiras não estocam  a ração por  muito tempo.

A reunião foi provocada pelos representantes de diversos segmentos produtivos do Estado e foi capitaneada  pelo presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flavio Saboya que  fez uma balanço dos prejuízos  considerados “ enormes”  dentro dos três elos da cadeia, a começar  pelo produtor que está impedido de  entregar seu produto  muito vezes perecível, como é o caso do leite,  a indústria que não recebe e  os pontos de venda que não tem o que vender. Ele destacou a importância dos três segmentos pecuários no Ceará: a bovinocultura leiteira que representa 44% do VBP, absorvendo 19% da mão de obra rural. Não menos importante, segue em segundo lugar a  avicultura, representando 33% e em terceiro, a carcinicultura, com 14,4%. Saboya disse confiar na sensibilidade do governador Camilo Santa que  é engenheiro agrônomo, e  conhece o setor para encontrar uma alternativa rápida neste momento de enorme aflição de todos. A FAEC  distribuiu uma nota à imprensa, no dia 23, enviou comunicado ao governador no dia 24 e  hoje, 29, saiu com um novo apelo aos poderes constituídos. (ver anexo).

Situação  da Avicultura  

Já o presidente da Associação dos  Avicultores do Estado , João Jorge Reis, estima que o prejuízo já é de 5 milhões  contabilizando nove dias de greve,  sem falar na insegurança de quando a mesma vai acabar realmente e o prazo para renovação dos estoques. Segundo ele, já ´houve  sacrifício de 700 mil pintinhos em várias granjas, por falta de ração  , o que vai demandar um prazo de no mínimo,  dois anos para  renovação do plantel de aves .  Conforme  João Jorge, 1/3 do PIB  pecuário cearense vem da produção de aves  e ovos e envolve 35 mil empregos diretos e indiretos. Ele informou ainda, que o setor já tendo problemas de  distribuição no interior no Estado , porque e são impedidos de trafegar nas rodovias.

Suinocultura

Já o setor de suinocultura ,que esteve representado pelo  vice-presidente da Associação dos Suinocultores e produtor de suínos, João Ricardo Rabelo, disse que a partir de amanhã,30,  não terá mais ração nas granjas, para alimentar um plantel de 11 mil suínos  com  5 mil matrizes em fase de engorda  . Segundo ele, 95% dos insumos  vem de  estados vizinhos e esses caminhões estão retidos desde segunda-feira passada, dia 21, com farelos de soja, milho  e uma parte premis e vitaminas . Para ele, restabelecer essa  logística.

Ele pediu uma prioridade para liberação desses caminhões, facilitando de alguma maneira  a chegada dos insumos no Ceará, inclusive com a apresentação  a da nota fiscal para que os caminhoneiros possam chegar ao destino final. O estado do Ceará não tem capacidade de manter o consumo na parte de suinos e aves, se não for tomada uma medida  como essa.

 

 

APELO AOS PODERES CONSTITUÍDOS

Louváveis e necessárias as ações desencadeadas pelo Governador Camilo Santana no sentido de garantir o funcionamento dos principais serviços e auxiliar no abastecimento de combustível na capital e no interior, como também o esforço em desobstruir estradas estaduais em todo o Ceará.

No entanto, as atividades agropecuárias, com especialidade, aquelas que produzem produtos de grande perecibilidade, como é o caso do leite, não receberam nenhuma ação que viesse mitigar os enormes prejuízos diários causados a milhares de pequenos e médios produtores impossibilitados de entregar nas usinas o leite produzido.

Neste momento de enorme aflição, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC irmana-se a todos os pecuaristas do Ceará e vem a público apelar aos Poderes constituídos, principalmente ao Governo do Estado, sensibilidade e ação pronta e efetiva na solução do atual impasse de graves consequências econômicas e sociais.

Fortaleza, 29 de maio de 2018

FLÁVIO VIRIATO DE SABOYA NETO

Presidente da FAEC

 

Participaram da coletiva de imprensa os Jornais O Povo, Diário do Nordeste, Tv Verdes Mares, TV Diário, TV Cidade e  Nordeste Tv e ainda a Radio Cidade e Rádio Jangadeiro e Bandnews.

Att. Assessoria de Imprensa  FAEC

Jornalista Responsável: Silvana Frota –MTB-432

Fotos e vídeos- Estagiário Weider Gabriel

Contatos Flávio Saboya- 9-92130613

Henrique Girão – Presidente do Sindicato das Industrias de Lacticinios- 9-88000893