Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Pistache: Faec quer transformar o Ceará o primeiro produtor do País

A Embrapa deverá viabilizar a importação do material genético para o cultivo do fruto no Ceará.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) acionou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para importar material genético de pistache, com o intuito de transformar o Estado no primeiro produtor do fruto no Brasil.

“Queremos fazer, no Ceará, um campo experimental de pistache e tornar o Estado o primeiro produtor nacional dessa cultura exótica”, diz o presidente da Faec, Amilcar Silveira. Estamos fazendo os estudos iniciais para definir em qual região será realizado os primeiros teste”.

Utilizado na gastronomia de diversos países, o pistache apresenta alto valor comercial se comparado a outras culturas. No Brasil, é famoso em sorvetes e sobremesas, mas também pode ser usado em pratos salgados ou consumido inteiro, após torrado e salgado.

Os principais produtores globais de pistache são os Estados Unidos, com destaque para o estado da Califórnia, e o Irã. Juntos, os dois países respondem por aproximadamente 75% do mercado mundial. Em 2020, as exportações de pistache superaram US$ 2,5 bilhões.