Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Pecleite vai destacar a qualidade

image (1)Fortaleza. Durante a realização do XIX Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), de 16 a 18 de Junho próximos, será realizada, pelo quarto ano consecutivo, uma exposição de animais bovinos e caprinos leiteiros, a Pecleite, no estacionamento do Centro de Eventos do Ceará. A programação, que está a cargo da engenheira agrônoma Rejane Bastos Dias e conta com um concurso leiteiro, que objetiva premiar as raças mais produtivas e mostrar todo o seu potencial genético.

Mostra

image“Na realidade a Pecleite é uma pequena mostra do nosso rebanho caprino e bovino, com a participação de 40 animais, pois a sua finalidade maior não é ser uma feira e sim uma mostra do que temos de melhor em diversas raças, bem como fazer a transferência de tecnologias aos produtores que participam do Pecnordeste, explica.

Ano passado, a exposição contou com a participação de bovinos das raças Pardo Suíço, Girolanda, Simental, Gersey e caprinos das raças Saanen e Anglo Nubiano.

Neste ano, haverá duas oficinas, no próprio espaço do Pecleite, no dia 17, às 9horas, sobre “Caracterização de um Animal da Espécie Bovina com Aptidão para Produção de Leite”. Já no dia 18, às 9 horas, a oficina “Caracterização de um Animal da Espécie Caprina com Aptidão para Produção de Leite”.

Segundo Rejane Bastos, os produtores irão obter conhecimentos para, posteriormente, utilizarem quando forem adquirir animais para o seu rebanho. Ainda no espaço do Pecleite, serão realizadas oficinas no segmento de ovinocaprinocultura. Todos os dias, no fim da tarde, será realizada uma ordenha acompanhada por uma comissão técnica, e, no último dia do Pecnordeste, serão divulgados os ganhadores.

Ano passado, a premiação atingiu R$ 40 mil em prêmios e a grande atração foi a presença do Instituto Tostes Mendes, de Minas Gerais, que realizou oficinas de fabricação de queijos, um sucesso entre os participantes.