Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/CE) está com o Programa Negócio Certo rural em 33 municípios no Estado do Ceará.

Untitled-1O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/CE) está com o Programa Negócio Certo rural em 33 municípios no Estado do Ceará. O programa capacitará só no segundo semestre deste ano em torno de 700 produtores cearenses para o planejamento e a administração de pequenos negócios rurais.

As 35 turmas já formadas com produtores por meio de parcerias com os sindicatos rurais da região e o SEBRAE irão receber 36 horas de capacitação e, posteriormente, consultoria personalizada para a gestão de

empreendimentos rurais. O objetivo é fazer um diagnóstico das propriedades e analisar todas as possibilidades de negócios a partir da estrutura que cada produtor já tem, estimulando a busca de novas idéias.

Nas sete etapas do programa, os produtores vão receber também formação de planos de negócios e formalização de empresas, além de noções de mercado. “Esta é uma iniciativa que tem como foco principal o empreendedorismo rural, visando a qualificação dos pequenos produtores e o fortalecimento do agronegócio do Estado”, enfatiza o Superintendente do SENAR/CE, Paulo Helder de Alencar Braga.

O curso vai ser ministrado nas sedes dos Sindicatos Rurais, SEBRAE, Associações de Produtores, Secretarias Municipais. O público alvo são as famílias de produtores, em especial os jovens produtores. As turmas do programa serão realizadas nos municípios de Massapê Sobral, Moraújo, Itaiçaba, Beberibe, Cascavel, Várzea Alegre, Nova Olinda, Altaneira, Deputado Irapuã Pinheiro, Lavras da Mangabeira, Catarina, Jaguaribe, Jaguaribara, Monsenhor Tabosa, Senador Catunda, Arneiroz, Quiterianópolis, Senador Pompeu, Pedra Branca, Banabuiú, Ibaretama Ipu, Ubajara, Tianguá, Baturité, Ocara, Itapajé, Tururu, Miraíma, Tejuçuoca, Caucaia e Aquiraz.