Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

MISSÃO TÉCNICA DO SISTEMA FAEC/SENAR LEVA 43 PRODUTORES A DIA DE CAMPO NO ESTADO DA PARAÍBA

DSC_1150Uma caravana de 43 pessoas, entre técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/AR-CE, do Programa Sertão Empreendedor, produtores e representantes de Sindicatos Rurais, participam no período de 15 a 17 de julho, de uma Missão Técnica- Dia D da Fazenda Carnaúba, no município de Taperoá – PB, onde ocorre a maior mostra de Caprinos e Ovinos Nativos  do Brasil.

Durante a realização da Missão, haverá ordenha pública de vacas da raça Guzerá e Sindi e de gado pé duro; de Caprinos das raças: Parda sertaneja, Moxotó, Graúna, Serrana azul, Repartidas, Canindé, Marota, Murcianas (pretas e caobas) e Biritingas. Ovinos das raças: Barriga Negra, Cariri, Morada Nova, Jaguaribes, Cara Curtas, Santa Inês e Somalis.

Haverá também comercialização de cerca 500 animais expostos nos três dias. Na programação constam ainda palestras sobre palma adensada, visita técnica ao palmal, palestra sobre forrageiras nativas, artesanato de couro, barro, madeira e ferro, queijos finos de leite de cabra, geléias, dentre exposição com mais de 18 raças de caprinos e ovinos.

Fazenda Modelo da Familia de Ariano Suassuna

Para o presidente do Sindicato Rural de Ibaretema Carlos Bezerra, que é também vice-presidente da Faec, esse tipo de atividade é importante para o produtor rural, que a cada dia necessita estar melhor informado  para enfrentar as adversidades climáticas próprias do Nordeste e esta fazenda no estado da Paraíba, tem ma tradição de criação e seleção  de bovinos,  caprinos e ovinos adeptos à região, resultando hoje n criação das raças Guzerá e Sindi.

Foi nesta Fazenda que o proprietário Manoel Dantas Vilar Filho, mais conhecido como Manelito Dantas, em sociedade com seu primo-irmão, o saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, aprenderam  a lidar com tudo o que envolve o solo e vegetação para sobrevivência ao longo da seca e iniciaram não somente a criação de cabras, bem como desenvolveram através de estudos, técnicas de cultivo de plantas nativas e seleção de animais adeptos a região.

CARAVANAS DE 13 MUNICIPOS

Integram a Missão os engenheiros agrônomos e técnicos do Senar-Ce, Sergio Oliveira, Carolina Machado, Carlos Bezerra, Lauro Ramos, Jorge Prado, e produtores e presidentes dos Sindicatos Rurais de Jaguaribe, Granja, Crateús, Lavras da Mangabeira, Ibaretama, Quixeramobim, Cedro, Coreaú, Quixadá, Sobral, Senador Pompeu, Maranguape, Cascavel.

A caravana partiu ontem, dia 14/07 da sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, em ônibus especial patrocinado um ônibus patrocinado pelo SEBRAE.