Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

IBARETAMA RECEBE AÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER

O Programa Saúde do Homem e da Mulher desenvolvido pelo SENAR-CE em parceria com a Secretária Municipal de Saúde promove durante todo o dia de hoje, 17, uma ação no distrito de Oiticica localizado no município de Ibaretama, na região do Sertão Central. A caravana do SENAR/CE conta com a participação da Técnica do SENAR Nacional, Magali Eleutéria, da técnica do SENAR-CE, Carolina Machado. Estão previstos mais três municípios até o final do ano, os próximo serão ainda neste mês, no município de Paracuru (19/08) e Jaguaretama (24/08). Para o mês de setembro está programada a ação na localidade de Tabocal, distrito de Itapipoca no dia 06/09.

O Programa Saúde do Homem e da Mulher, tem por objetivo sensibilizar a população do meio rural sobre a importância de atitudes para promoção da Saúde, oferecendo  o exame de prevenção do câncer de próstata e PSA para o homem e o exame de papanicolau para o câncer de colo do útero, na mulher. Promove também palestras educativas sobre higiene pessoal, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de próstata, câncer de pênis, disfunção erétil, entre outros, de acordo com a realidade local.

As comunidades rurais cearenses serão beneficiadas com este Programa que faz parte do segmento de Promoção Social do SENAR, de forma totalmente gratuita, com o apoio logístico das Prefeituras, através da Secretaria de Saúde, que  fica encarregada da mobilização enquanto o SENAR ,oferece gratuitamente os  exames e o resultado dos mesmos. Ele está entusiasmado com a participação dos homens, que pela primeira vez estão tendo essa oportunidade.

Segundo a Coordenadora de Promoção Social do SENAR-CE Ana Kelly Cláudio, disse que a meta é atender 100 homens e 150 mulheres por município, e  que os beneficiários em cada localidade  participam também vide atividades extras como palestras  sobre saúde e higiene é dia de beleza para a mulher, distribuindo um kit de beleza .As crianças também são beneficiadas com brincadeiras e jogos.

SOBRE O PROGRAMA 

O programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de  “Útero é Vida”, beneficiando 6.445  mulheres no Ceará , mas devido a adesão e sucesso do mesmo,  o SENAR Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano, em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem. Uma Unidade móvel de saúde do SENAR com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para os beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.

Já o município, oferece em contrapartida, a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário.