Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC participa do Pacto por um Ceará Sustentável

A convite  do Governo do Estado, a Federação da  Agricultura  e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, è uma das institições  integrantes  do Pacto por um Cearà  Sustentável , que è um instrumento  de articulacāo , integração e pactuação  das politicasestaduais  voltadas para assegurar   a sustentabilidade e a Justica socioambiental e economica, composto pelas  differentes  esferas e instâncias  envolvidas na gestāo  dos recursos naturais  e na promoçāo do desenvolvimento  do Estado do Cearà.

Para o presidente da FAEC, Flavio Viriato de Saboya Neto, a criação  deste Pacto é de suma importância para a atividade agropecuária, que necessita de políticas públicas consistentes e efetivas ,haja vista,  que até o momento os governos não têm uma ação específica voltada  para o pequeno e o médio produtor, estando focada especialmente  na agricultura familiar. ” Não pude participar diretamente do lançamento, pois estava em viagem  cumprindo outra missão como Presidente  do Conselho Deliberativo do Sebrae- CE” , justificou Saboya. Ele fez questão de destacar que o nome de  Eudoro Santana para coordenador do Pacto vem mostrar  compromisso do governo, já que Eudoro tem bastante  experiência, pois já  cooordenou  de  diversos pactos como o Pacto das Águas,  na Assembleia Legislativa. .

O primeiro vice- presidente administrativo da FAEC, Carlos Bezerra Filho que representou a Federação no lançamento do Pacto, ocorrido  no Palácio da Abolição, ressaltou na ocasião a Importância dessse Instrumento de articulação envolvendo o governo e o setor produtivo. Ele, citou durante sua fala aos presentes  que o Sistema Faec/ Senar já realiza há 14 anos um programa educativo,  socioambiental com alunos das escolas estaduais, levando a conscientização e preparando estes Jovens para viver no campo, com sustentabilidade. O dirigente da FAEC, destacou ainda, o Seminário Nordestino de Pecuária,- PECNORDESTE , que se realiza há 20 anos o maior evento pecuário do Nordeste , discutindo tecnologias para o campo,   ano passado , por exemplo,  o tema foi  ” Viver Bem no Semiárido”, mostrando as tecnologias disponíveis pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar- Cê, que ano passado ofereceu mais de duas mil capacitações.