Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC participa de audiência no MPT sobre relações de trabalho na extração da carnaúba

A Federação  da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC participou no último dia 10 de agosto, de  audiência  promovida pelo Ministério do Público do Trabalho, para discutir a questão das relações de trabalho na extração do pó cerifero da carnaúba. Representando a FAEC, participaram da audiência as técnicas Ivonisa  Holanda e Jucileide Nogueira , juntamente, com os presidentes de Sindicatos Rurais dos municípios de Granja, Moraújo e Morrinhos, respectivamente, Mario Davi, Elder Aguiar e Ossian Dias,  e ainda o representante do Sindicato dos Trabalhadores do município de Marco, José Alberni da Silva, o presidente do Sindicarnauba  Edgar Gadelha e Natali Camarão advogada da FIEC. , o presidente da Câmara Setorial da Carnaúba, Afro Negrão e representante do Memorial da Carnaúba, Dayse Rocha,

A audiência foi presidida pelo procurador  Carlos Leonardo  Holanda Silva, e teve como finalidade prestar esclarecimentos  sobre o meio ambiente do trabalho das empresas  e produtores agrícolas que participam da cadeia produtiva do pó da carnaúba e dos produtos advindos dessa extração. .

O posicionamento da Faec  foi esclarecer  alguns fatos pertinentes à atividade econômica da carnaúba , principalmente , quanto à extração do pó cerífero  que é executado por um extrativista industrial que, anualmente, arrenda de proprietários, os  carnaúbas nativos em seus imóveis. É com esse extrativista industrial que os trabalhadores arregimentados têm o vínculo trabalhista, numa relação direta de emprego , que obrigatoriamente, deve  estar sob as bases legais trabalhistas de saúde e de segurança, coadunando- se com as exigências da Norma Regulamentadora – NR-31.    o arrendamento de  carnabuais ao extrativista industrial, esclareceu a Federação .

A Faec  disponibiliza desde 2013  um modelo de contrato para que o arrendante tenha segurança jurídica nessa relação contratual com o arrendatário, onde consta  que são obrigações do arrendatário, entre outras, assumir  a responsabilidade integral solidária e ilimitada pela vinculação trabalhista de seus empregados, visando coibir sob qualquer hipótese o trabalho indigno, entendido  como aquele que não proporciona as condições adequadas de trabalho, na forma  da mesma legislação.

São proposituras da  Faec em todas as mesas de negociação  sobre a problemática da carnaúba: a necessidade de capacitação do extrativista da cera de carnaúba no Ceará, a organização do comércio de cera, em nível municipal, caracterizado pela excessiva intermediação , inviabilizando a reestruturação dos pequenos extrativistas, a liberação de crédito específico para viabilizar o suporte necessário à organização e à modernização do processo do extrativismo do pó cerífero, a criação do Cadastro de Entidades Extrativista de Cera, no Ceará , por município.