Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA AGRONORDESTE/ ATeG/ SENAR- CE JÁ BENEFICIA 1.620 PRODUTORES RURAIS NO CEARÁ

Bovinocultura de leite é a área de maior concentração com 510 produtores

Uma parceria exitosa está em pleno desenvolvimento entre o Programa AgroNordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, e o Servico Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE e já beneficia 1.620 produtores rurais cearenses, em 54  turmas.

O Programa de Desenvolvimento da Região Nordeste – AgroNordeste, lançado no final de 2019 pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Tereza Cristina, com a parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), através do SENAR, Federações de Agricultura do Nordeste e Sindicatos Rurais, teve inicio no mês de março no Estado do Ceará, devendo atender em dois anos (2020-2021) a 4.320 produtores, em 144 turmas.

Este ano, deverão ser  implantadas 52 turmas , beneficiando 1.560 produtores em três territórios: Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús-Inhamuns, mas com recursos do MAPA, do SENAR Nacional e da Regional do Ceará, serão atendidos no total   2.747 produtores nas demais regiões do Estado assistidas pelos Sindicatos Rurais.

 

Para Flávio Saboya, Presidente  da FAEC,  o grande mérito do AgroNordeste é a possibilidade de introdução de um novo modelo de assistência técnica, que inclui a parte gerencial – ATeG.  O SENAR foi chancelado pelo MAPA para oferecer esse tipo de assistência aos produtores rurais do Nordeste. Outra característica que considera importante no AgroNordeste, é  a dedicação exclusiva de um técnico, a cada grupo de 30 produtores, em torno de uma cadeia produtiva do agronegócio, gerando a contratação de 144 técnicos, entre engenheiros agrônomos, zootecnistas e técnicos agrícolas. Mais 12 supervisores e 12 veterinários.

 

O Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, explica que o SENAR do Ceará atendeu ano passado a 400 produtores com a mesma metodologia da ATeG, em várias cadeias produtivas, e que os resultados são altamente positivos, contribuindo na melhoria da produtividade e  na renda dos assistidos. Estamos trabalhando principalmente as cadeias da fruticultura, bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura e apicultura, disse Sérgio Oliveira.

 

O Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, disse que, com o Plano, o Nordeste terá uma “política diferenciada e um tratamento diferenciado” voltado para o desenvolvimento da região, o que não ocorreu nos últimos anos. A Confederação é uma das parceiras para a execução do Plano.

 

SITUAÇÃO ATUAL

 

Embora tenha sido interrompido por um mês, devido á pandemia do novo coronavírus, o Programa AGRONORDESTE/ ATeG / SENAR- CE avança,  e até o final do mês de junho já atende a 1.620 produtores cearenses,nas 54 turmas já formadas.  O maior número de grupos está concentrado na bovinocultura de leite, com 17 grupos e 510 produtores.

Acompanhe os grupos já formados e as cadeias produtivas

Bovinocultura de leite: 17 grupos – 510 produtores

Caprinocultura -10 grupos -300 produtores

Fruticultura: 10 grupos –300 Produtores

Apicultura- 11 grupos- 330 produtores

Avicultura- 6 grupos- 180 produtores

 

O QUE É?

 

O AgroNordeste é um programa  voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. O programa foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área. Até 2021, o programa deverá chegar  a 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.