Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC E SENAR INTEGRAM CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE-CE

20150119_192318A  posse  do novo Conselho  Deliberativo , Diretor e Fiscal e a Diretoria Executiva do Sebrae-CE para o período 2015-2018 ocorrida ontem, 19, no Centro de Negócios do Sebrae-Ce, em Forraleza, foi uma das mais prestigiadas.  Além  da presença do Governador Camilo Santana, secretários estaduais, dos deputados federais Antonio Balhman e Arttur Bruno , do senador Inacio Arruda, o evento contou com a presença dos Conselheiros , diversos presidentes de sindicatos rurais e representantes do segmento agropecuário, que foram prestigiar a posse do presidente da FAEC, na presidência  do Conselho Deliberativo do Sebrae-Ce, que tem ainda no seu conselho, um representante do SENAR -CE, o superintendente Paulo Hélder de Alencar Braga, e os  suplentes: Eduardo Queiroz de Miranda, pelo Senar e Carlos Bezerra Filho, pela Faec.

 Além de Flávio Saboya tomaram posse todos os conselheiros e a Diretoria  Executiva consta pelo superintendente Joaquim Cartaxo , diretor -técnico: Alcy Porto Gurgel Júnior   e o Diretor Administrativo -Financeiro, Airton Gonçalves Júnior.

Foi um momento muito importante para o segmento agropecuário que pela primeira vez assume a presidência do CDE e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade , mas essa Diretoria é perfeita para vencer os desafios  nesses próximos quatro anos “, disse Flavio Saboya.  Ele destacou a importância da parceria que o governo do Estado iniciou ontem mesmo com o Sebrae, quando foi assinado um protocolo de intenções para qualificação de novos empreendedores.A formalização de agricultores familiares é outra meta da atual Diretoria, conforme  ressaltou o superintendente Joaquim Cartaxo,que  ressaltou:esse protocolo como o inicio da implantação do primeiro  trabalho que a  nova diretoria fará com o governo, visando a abertura de novos negócios.

O secretário de Planejamento Hugo Figueiredo, assinou o protocolo  com o Sebrae, que no ato foi representado pelo Superintendente Joaquim Cartaxo , pelo Diretor Administrativo Financeiro,Airtton  Gonçalves e pelo Presidente  do Conselho Deliberativo, Flávio Saboya.

Governador destaca importância da parceria.

Em sua fala o governador do Ceará  Camilo Santana destacou a responsabilidade de seu governo, ” este será um governo de oportunidades e de diálogo, todos nos formamos uma feia para promover o conhecimento e desenvolvimento desse Estado”. Segundo  ele, o Sebrae será um parceiro fundamental neste desenvolvimento dos micro empreendedores.

Camilo manifestou sua preocupação com a quarta seca que poderá ocorrer no Estado, e com a questão dos recursos hídricos, que inclui a conclusão do Cinturão das Águas.Só vamos superar isso com muita parceria, por isso vamos fortalecer a parceria com o Sebrae”, finalizou.

Discurso Flávio Saboya 

Confira na integra, o discurso do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-Ce, Flávio Saboya.

 Caros Conselheiros,

 O Conselho Deliberativo Estadual – CDE do SEBRAE/CE desempenha atribuições relevantes nos aspectos político-institucional e estratégico da governança corporativa. É, portanto, o guardião dos princípios e das normas, daí a importância do seu papel e compromissos, principalmente, quando se considera a responsabilidade pessoal dos conselheiros nas decisões do colegiado.

Suas iniciativas e ações têm consequente significado socioeconômico para as micro e pequenas empresas deste Estado.

No Ceará, estima-se a existência de, aproximadamente, 800.000 (oitocentas mil) empresas aptas ao Simples Nacional, das quais apenas 39,5% (316.334) estão, devidamente, regularizadas, ou seja, 154.800 microempreendedores individuais (MEI) e 161.534 constituídos pelos microempreendedores (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) representando, consequentemente, para os próximos quatro anos, um desafio a este Conselho e ao SEBRAE-CE.

Estas constatações obrigam-nos – Conselho, Diretoria Executiva e os segmentos públicos e privados a exercer uma união de forças em benefício dos pequenos negócios.

Com esta realidade, somente mediante estímulos, educação e cultura empreendedora poderemos atingir nossas metas. Portanto, compete a todos nós conselheiros dispormos de um conhecimento mais aprofundado sobre o SEBRAE, nas áreas orçamentária e financeira e nos indicadores de desempenho e de realização, não esquecendo, contudo, que abracemos a causa dos pequenos empreendimentos. Por outro lado é preponderante que no ambiente das instituições por nós representadas, adotemos medidas que venham a incrementar a formalização dos pequenos negócios em nossas respectivas áreas.

A missão que ora assumimos, Senhores conselheiros, exige de todos, a união de esforços com a Diretoria Executiva que, concomitantemente, inicia suas atividades e, assim, promover a competitividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Não podemos deixar, Senhor Governador, neste momento, de reafirmar a responsabilidade que nos é imposta, como representante do setor agropecuário e que, pela primeira vez, assume a presidência deste brioso Conselho.

Temos a plena consciência da menor representatividade econômica da agricultura, na qual, ainda predomina a informalidade dos negócios, com destaque para os micro e pequenos empreendedores, sobre os quais este Conselho precisaexercer uma ação conjunta e mais efetiva na formalização e na sustentabilidade, não desprezando, entretanto, a realidade do meio rural.

E, desta forma, já conclamamos a este Conselho para uma análise imediata da realidade, destacando a necessidade do apoio das entidades que nele tem assento, o Governo, o Sistema Financeiro, a Academia e as demais instituições representativas dos setores econômicos, em prol de uma maior performance das micro e pequenas empresas do Ceará.

Obrigado!

Fotos do Evento:

[nggallery id=5]