Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ENDIVIDAMENTO RURAL: SABOYA PEDE SUSPENSÃO DAS DÍVIDAS DE 2015 e 2016 E QUER ENVOLVIMENTO DA BANCADA FEDERAL NORDESTINA

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,  Flávio Saboya promoveu no último,dia 16,  uma reunião  com técnicos do Banco do Nordeste,em Fortaleza,  com a participação de técnicos da CNA , da Adece, e de várias câmaras setoriais para mais uma vez negociar as dívidas dos produtores rurais cearenses. Segundo Saboya, 90% dos produtores rurais do Ceará e do Nordeste , estão sem condições de pagarem suas dívidas. ” A  nossa proposta é de que as dívidas vencidas  em 2015 e as vicendas  até junho de 2o16  sejam prorrogadas para o final do contrato da operação.

Com quatro anos de seca e agora sem água, perdendo suas lavouras e seus animais,os  produtores estão impossibilitados de pagarem seus compromissos nesse momento, declarou o presidente da Faec, que já marcou uma audiência  com a Ministra da Agricultura Katia Abreu e com  o,presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do  Brasil- CNA , João Martins , a  quem deverá entregar um dossiê com a situação dos produtores cearenses e também um abaixo assinado,dos presidentes de sindicatos do,Ceará., que  estão reivindicando também uma audiência pública na Assembleia  Legislativa do Ceará.
Conforme informou  há uma exigência  por parte do agente financeiro pela  contratação de seguros na  repactuação de operações de crédito, onde  a apólice assegura sinistros com pouquissima possibilidade de ocorrer o evento, tais como queda de aeronave, granizo, inundação.

O presidente da Faec informou ainda , que os presidentes de federações do Nordeste estão buscando um apoio da CNA e da Ministra da Agricultura, bem  como de toda a  bancada federal nordestina. Eu já conversei com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e com o coordenador da bancada federal cearense, José Airton Cirilo que prometeram apoiar nossa causa.

Estiveram presentes a  reunião do BNB  , por parte do Governo do Estado do Ceará o  Diretor do Agronegócio da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, Silvio Carlos,  os presidentes das câmaras setoriais da Fruticultura,Floricultura   (Paulo Selback),Ovino Caprinocultura, Bovinocultura de leite, Carcinicultura( Cristiano Peixoto Maia) e Apicultura.
Por parte do Banco  do Nordeste,  Luis Sergio – Superintendente da área do agronegócio , Zerbini , Superintendente de administração e recuperação de Crédito, João Robério Messias, Superintendente Estadual do BNB no estado do Ceará. Além do presidente e vice presidente da FAEC , Flávio Viriato Saboya e Paulo Helder Braga , o assessor técnico da Confederação da Agricultura do Brasil –CNA,  Edvaldo Santos Brito e os  empresários Renato de Aráujo Carneiro, Ricardo Carneiro.

ATT. assessoria de Imprensa Sistema FAEC / Senar- CE
Jornalista Silvana FRota- 9-99819640
Maiores informações: Edvaldo Brito : consultor da CNA para dívidas rurais- 35358000
Flávio Saboya: 92139613

Jornalista Silvana Frota
Editora da Revista Ceará e Municípios
(85) 9981-9640 / 3264-3665