Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ALUNOS E PROFESSORES DE 41 MUNICÍPIOS SÃO PREMIADOS PELO PROGRAMA AGRINHO NO CEARÁ

Fortaleza- CE – 18/11/2915 – Cerca de mil pessoas, entre alunos, professores, pais e lideranças de várias as regiões do Estado participaram da premiação do Programa Agrinho, nesta quarta-feira (18), no Buffet Barbaras Cambeba, na Região Oeste de Fortaleza, uma promoção do Sistema FAEC/SENAR-CE, que visa promover a educação socioambiental dos jovens da zona rural. Presentes ao evento, o secretário de desenvolvimento agrário, Dedé Teixeira, secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o subsecretário da Ciência  e Tecnologia , professor Francisco  Carvalho de Arruda Coelho, subsecretário da Agricultura, pesca e aquicultura , Euvaldo Bringel, superintendente  estadual  do Banco do Nordeste,Robério  Messias, Fernanda Lima , representando a Tortuga,diretor administrativo do Sebrae-Ce, Airton Gonçalves Junior, prefeitos de Aracati, Iguatu, Redenção, Ubajara,Ibiapina, Beberibe, secretários  de educação de vários municípios, presidentes de sindicatos rurais , entre outras autoridades.

O programa é a principal iniciativa de responsabilidade sócio ambiental do Sistema FAEC/SENAR – CE e  envolveu este ano  197.987 alunos  da 5a a 8a série e da 6a a 9a séries e 1.771  escolas que se inscreveram no  concurso, nas categorias desenho e redação , para os municípios, a categoria é Município AGRINHO ,  para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.

Na cerimônia foram entregues 80 prêmios para os 10 primeiros lugares das cinco categorias do concurso, entre motocicleta, bicicleta, televisores, computadores, DVDs, aparelhos de som, câmara digital (relação  dos ganhadores).

O presidente do Sistema FAEC/ SENAR – CE, Flavio Saboya, iniciou seu discurso de abertura do evento  parabenizando todos os  secretários de educação , os coordenadores municipais e professores, maiores responsáveis por fazer o AGRINHO acontecer, em cada sala de aula e, finalmente, aos alunos e alunas ,razão da existência  do AGRINHO.  “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, em sua 13a edição, o Programa AGRINHO ,apresentou e trabalhou o tema  “Viver Bem no Semiárido”, com o qual o Senar pretende incutir nas crianças  uma nova visão e a compreensão da nossa região, mostrando as nossas potencialidades e as nossas limitações, porém, sempre na perspectiva otimista, como foi o nosso grande Guimarães  Duque,que  já no seu tempo estudou, pesquisou e desenvolveu um conjunto de procedimentos técnicos capazes de propiciar boas safras, perversa o meio ambiente, tornando viável a exploração do semiárido nordestino.

Segundo Saboya, hoje a população do campo é constituída em sua maioria, de pessoas com mais de 50 anos. Como se costuma dizer, o campo está ficando velho, os jovens, em sua maioria, sonha, com as cidades por não enxergarem melhores perspectivas no campo, Compete-nos então, investir maciçamente nas crianças, preparando-as para serem os agentes transformadores da atual realidade.

Para o secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, o AGRINHO é um belo exemplo de programa de educação ambiental, importante para garantir a sustentabilidade do campo, e a Faec e o Senar dão uma grande contribuição para a formação desses jovens, na preservação dos recursos naturais,inclui-se na preservação dos nossos rios,programa que a SEMA deve participar . Já o secretário Dedé Teixeira, acha que o AGRINHO incentiva os professores e a meninada a pensar um novo conceito da propriedade rural. Hoje, o mundo rural é um mundo competitivo e o Senar tem um papel importante neste aspecto, ao promover a educação. Segundo últimas pesquisas, saímos de 80% para 17 % da pobreza rural.Euvaldo Bringel, disse que o AGRINHO tem duas  grandes virtudes , a inclusão do jovem no meio rural e a promoção da educação.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Francisco Carvalho acha que  “nós acreditamos na nossa incompetência , quando as adversidades climáticas  deveriam ser vista como oportunidade”. Para  ele, essa ação do AGRINHO é fundamental, pois começa levando uma nova mensagem para os nossos jovens.

Neste ano concorreram cerca de 1.800 trabalhos, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas,  Na opinião do superintendente do Senar – CE, Paulo Hélder Braga! presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do SENAR com o futuro do campo. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.

Os trabalhos de desenho chamam a atenção pela sua originalidade, revelando toda a criatividade dos alunos e a vontade de permanecer no campo.

Esta é a 13a  edição do Agrinho, ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde e segurança e  meio ambiente. O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

Segundo a coordenadora do Programa de Promoção Social do Senar,assistente social  Kely Cláudio, as avaliações foram  feitas durante o  mês outubro, por uma comissão constituída por profissionais de vários órgãos entre eles, da Secretaria de Educação do Estado, Semace, Secretaria do Meio Ambiente, BNB, Instituto Tortuga, Banco do Brasil e Sebrae-Ce. O concurso teve  como tema este ano “Viver Bem no Semiárido”.

VENCEDORES DO CONCURSO  -ANUNCIADOS HOJE

PRIMEIROS LUGARES

 DESENHO –

 Aluno: Rodolfo Rodrigues de Sousa Filho – Escola Luis Gonçalves,-BEBERIBE   televisor de 21″ – professor- Adraiana Sousa dos Santos- televisor de 21″

REDAÇÃO DO 4° ao 5° ano

Aluno: Ana Queli Aguiar Nobre- Escola Francisco Ferreira Nobre televisor de 21″ e aparelho de DVD – Ibicuitinga

Professor: Luiza da Cunha Nobre- computador

REDAÇÃO 6° ao 9° ano

Aluno: Carlos Daniel Oliveira de Araújo – Escola José Arakém Rodrigues- televisor de 21″ e aparelho de Dvd-   TIANGUA

Professor- Generosa Lima de Abreu – computador

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

professor – João  Manuel de Lima- Escola Comunitária Barra- FORTIM – Uma  motocicleta 125 CC

MUNICIPIO AGRINHO

1° LUGAR- RUSSAS

2° lugar: FORTIM

3° Lugar- FRECHEIRINHA

4° lugar- TIANGUA

5° Lugar- ITAICABA

6° lugar- ARACATI

7° Lugar- IGUATU

8° Lugar – GUARAMIRANGA

9° Lugar- ARACOIABA

10° Lugar- REDENÇÃO

PREMIOS: 1° lugar: O3 Computadores para cada escola, segundo lugar 2 computadores, uma lata cada escola sorteada, do 3° ao 7° lugar – 1 computador para a escola sorteada, e do 8° ao 10° lugar – 1 impressora para a escola sorteada.

O QUE É O AGRINHO

​O Agrinho é um programa educativo que prioriza a criança e o jovem, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. ​ Tem sua execução a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que é uma Entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada pela Lei 8.315 de 23/12/1991 com a missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem e a mulher do campo, contribuindo para a sua profissionalização e sua integração na sociedade, para o pleno exercício da cidadania.

MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO AGRINHO 2015

Ibiapaba

*Coreaú, Carnaubal, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tiangua, Ubajara, Mucambo, Frecheirinha,

 Maciço de Baturité

Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

 Baixo e Médio Jaguaribe

Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Ibicuitinga, Itaiçaba, *Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pindoretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte

 Centro Sul

*Iguatu e *Saboeiro

*  Municípios que entraram em 2015.