Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CNA QUER NIVELAR FEDERAÇÕES COM SENAR E SINDICATOS E REALIZA DIAGNÓSTICO NO CEARÁ

DSC06202A Confederação  da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, realiza amanhã, 16, no Ceará, um encontro envolvendo a Federação da Agricultura  e Pecuária do Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar – CE, com vistas a implantação aqui no Estado do Programa Senar Forte/ Federação Forte /Sindicato Forte, lançado no mês de  Marco  último, pelo Presidente da CNA, João Martins, que visa nivelar inicialmente  oito federações.  A equipe é  formada  por quatro técnicos da CNA, do Instituto CNA , Senar e da Empresa Cordiolli, que juntamente com a equipe do Sistema Faec /Senar irão elaborar  o  planejamento estratégico. Ontem, eles foram recebidos pelo presidente da Faec, Flavio Saboya que amanhã estará em Brasília, numa audiência com a Ministra da Agriculura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, senadora Katia Abreu.

O encontro será no Hotel Amuarama,em Fortaleza de 8 às 17 horas,  e segundo o Superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder Braga que é também o primeiro vice- presidente da  FAEC, contará  com a presença de dirigentes do Sistema, servidores do departamento técnico e sindical das duas instituições   alguns sindicatos rurais. Paulo Helder disse que este projeto da CNA é de fundamental importância  para o fortalecimento do Sistema nas regiões Norte  e Nordeste, que contam com menor número de produtores e menores recursos para administrar, a fim de diminuir as diferenças entre as Federações com maior poder de arrecadação como é o caso das federações  da Região Sul,Centro-Oeste e Sudeste. Outra finalidade é melhorar  a prestação de serviço ofertada ao produtor e à comunidade rural, devendo ser implantados novos programas como o de  Assistência  Sindical.

Dentro desse visão, será feito inicialmente o diagnóstico para levantar a situação de cada uma das regionais e segundo Ademar dos Anjos, do Senar Nacional, o trabalho já foi iniciado nos estados do Amazonas, Sergipe, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba e  agora será a vez do Ceará. Dentro de no máximo trinta dias, será realizado um Seminário em Brasília,  envolvendo os estados onde foi realizado o diagnóstico, para que o planejamento seja concluído , afirmou Ademar. Integram ainda a  caravana da CNA ,Clodoaldo Martins, José Gabriel e Francisco.

ASSISTÊNCIA SINDICAL

Um dos projetos que fazem parte do programa Senar Forte /Federação Forte /Sindicato Forte   é o Assistência Sindical  do Senar Nacional , vem sendo realizado como ação piloto com a capacitação de 24 profissionais dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A ideia do SENAR é que cada técnico dê assistência a dois sindicatos em seu estado, no prazo de seis meses, explica o coordenador do Programa Sindicato Forte, Celso Botelho. “Essa é uma ação inovadora do SENAR para termos um sindicato ideal e melhorarmos a prestação de serviço ao produtor rural. Com essa capacitação, nosso intuito é que as Federações tenham alguém para assistir os sindicatos rurais e que também ajudem nas ações do SENAR. Os sindicatos rurais são a ponta do Sistema e nossa base e, como tal, precisamos fortalecê-los”, afirma.“Atualmente temos produtores rurais que presidem os sindicatos, sabem administrar da porteira para dentro, mas não sabem gerir uma entidade de classe. Portanto, esse projeto do SENAR vai ajudar na organização e agregar conhecimento ao setor. A melhoria dos serviços prestados pelos sindicatos rurais precisa acontecer, é uma necessidade nacional”, avalia.

No caso do Ceará, o superintendente do Senar informa que o Sistema é composto por 55Sindicatos Rurais, distribuídos em 11  Regiões Administrativas, onde existem 11 vice-presidentes regionais e 9 Supervisores, que acompanham todo o trabalho que é desenvolvido com os produtores rurais, que compreende a capacitação profissional em dois  Programas ( o FPR e o PS)  e a formação sindical. Além disso, o Sistema FAEC /Senar mantém vários programas e projetos voltados para a promoção do produtor e sua família, como o Empreendedor Rural, Negócio Certo Rural  Inclusão Digital,Útero é Vida, Pronatec,e AGRINHO, este último é um programa de responsabilidade social que promove um concurso entre alunos de escolas públicas da zona rural.

Programas a cargo do SENAR/CE e resultados em 2014

– Negócio Certo Rural: 34 turmas, 510 participantes, com 4.420 horas/aula.

– Programa Empreendedor Rural: 06 turmas, 180 participantes e 816 horas/aula.

Treinamentos

– Formação Profissional Rural – FPR: 544 turmas, com 1.175 participantes, com 17.292 horas/aula.

– Promoção Social – PS: com 4.255 participantes, em 8.560 horas/aula.

– Programa Soldado Cidadão: 04 turmas, com 60 participantes, em 640 horas/aula.

– PRONATEC- 93 turmas, com 1.037 participantes em 31 municípios