Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CNA e FAEC promovem encontro para definir agenda estratégica para o Agronegócio do NE

20141028_085415A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) através da Comissão da Região Nordeste do Brasil, por intermédio de sua afiliada no Ceará, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – Faec deu início ontem, 27, prosseguindo até hoje, 28 de outubro, um encontro com diversas lideranças do setor, governo e outras entidades diretamente ligadas ao agronegócio, com a finalidade de estabelecer uma Agenda estratégica para o agronegócio do Nordeste. Segundo Flávio Saboya, presidente da FAEC este estudo vem sendo feito pela CNA em todos os estados nordestinos, através da metodologia de oficinas de trabalho, visando à identificação de pontos críticos ao desenvolvimento do setor, bem como a elaboração de propostas para sua resolução dentro de três grandes blocos: Sistema CNA Federações/Sindicatos, ambiente organizacional e institucional e sistema de produção e produtores rurais.

As oficinas foram realizadas em três salas na sede do SEBRAE – Ce, com a presença da consultora da CNA, Juliana Galvarros, da técnica Adriana Delisola, e do técnico do Senar nacional, Moacir Medeiros, que  informaram sobre   a metodologia, que teve início com a síntese dos problemas identificados pela CNA, que pretende  executá-los  dentro de cinco anos. Segundo Juliana, estas oficinas em todos os Estados são importantes porque vão ajudar a CNA a visualizar as ações mais importantes e adotar suas prioridades, dentro da oficina os participantes dão nota às zonas de ação urgente, apropriada e a zona de excesso, devendo ser montada uma matriz por Estado. Amanhã, 29, o encontro será encerrado com a nota de importância e desempenho por cada um dos participantes.

Dezoito entidades estão representadas na montagem da agenda estratégica: FAEC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce, SEBRAE-Ce, Secretaria e Desenvolvimento Agrário – SDA, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, EMATERCE, BNB, BB, UFC, EMBRAPA, superintendência do SFA-MAPA/CE, Agência de Desenvolvimento do Estado, Adece, e Instituto Centec, Secretarias de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Horizonte. O diretor Técnico do SEBRAE, Alci Porto Gurgel esteve presente a abertura, quando destacou a importância da parceria que o SEBRAE mantém hoje com o setor rural através da FAEC, citando entre eles, o programa Negócio Certo Rural.

Segundo o Presidente da Faec, a primeira parte do estudo ocorreu na CNA, em Brasília, com a participação dos presidentes das Federações do Nordeste com o objetivo de elencar os problemas e desafios do agronegócio nessa Região. Já na fase seguinte, estão sendo realizadas oficinas em cada um dos estados da Região Nordeste, reunindo lideranças, órgãos do governo e outras entidades ligadas ao agronegócio, com o intuito de levantar as necessidades específicas do estado tendo como base o resultado do trabalho produzido na primeira fase.

Entre as tendências no ambiente nordestino nos próximos cinco anos a CNA aponta: melhoria das políticas de crédito rural com aumento da disponibilidade de recursos financeiros para custeio e investimentos na produção rural, implementação  do seguro-seca para garantir ao produtor nordestino retorno na aplicação de seus recursos na atividade rural, crescimento destacado das atividades de pecuária de leite, apicultura  e piscicultura, aumento do consumo de produtos orgânicos, maior preparação do produtor rural.