Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

MOMBAÇA RECEBE AÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER

DSC_1635Amanhã, 14, a partir das 8 hs,  uma caravana do Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural- SENAR-CE, estará na localidade de MORADA Nova, município de Mombaça, levando os serviços do Programa Saúde  do homem e da mulher , que oferece o exame de prevenção do câncer no colo do útero  para a mulher e do câncer de próstata para o homem.   A meta é atender a 150 mulheres e 100 homens da zona rural, disse a coordenadora do Programa de Promoção Social do Senar, Kelly Cláudio, Renata Vaz, técnica do Senar Nacional veio de Brasília para acompanhar o atendimento na zona rural de Mombaça.
O superintendente do Senar-CE, Paulo Helder de Alencar Braga que também acompanha a caravana do Senar, informou que esta é terceira ação neste mês, já estivemos em Ocara, no dia 6 de junho, na localidade de Jurema, em  Redenção, no dia 9 de junho, na localidade de Olho d’Água dos Constantinos. Após o PECNORDESTE, que se realizará de 6 a 8 de julho, o programa será retomado atendendo a mais 6 municípios: Piquet Carneiro, Itarema, Ibaretama, Paracuru, Itapipoca, Pacajus, Alto Santo e Caririaçu.

SOBRE O PROGRAMA

Segundo Paulo Helder, o programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de  “Útero é Vida”, beneficiando 6.445  mulheres no Ceará , mas devido a adesão e sucesso do programa, o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano,  em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem. Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.

Uma equipe do Programa de Promoção Social do Senar realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuição de um kit beleza.

Já o município, oferece em contrapartida a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas cadeiras, macas).