Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CNA E APEX PROMOVEM SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA CRIAR CULTURA EXPORTADORA ENTRE PRODUTORES DO CEARÁ

INTERAGROSob a Coordenação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, através da
Superintendência de Relações Internacionais  e  da  APEX-BRASIl, será realizado nos dias 6 e 7 de julho, o Seminário Internacional de Comércio Exterior da Rede INTEAGRO  – dentro da programação  do Seminário Nordestino de Pecuária-PECNORDESTE. O  evento ocorre no Auditório 10- Mezanino  II, do Centro de Convenções, com  9  painéis , apresentados por  especialistas do Ministério da Indústria e Comércio-MDIC, com formaçâo na  PUC -SP e MBA em gestão de Negócios pela FIA-USP, da  CNA E APEX, inclusive com a apresentaçāo de cases de empresas exportadoras .
O objetivo do INTEAGRO   é preparar os produtores e empresários rurais nos temas relacionados ao comércio internacional e seu alinhamento com as atividades da Rede Agropecuária do Comércio Exterior da CNA. No Ceará, ele visa a criação  de uma cultura exportadora, o credenciamento dos interessados, licenciamento de exportações, o uso de ferramentas de promoção comercial, os conhecimentos no trato de negociações internacionais, o nivelamento quanto às barreiras sanitárias , os procedimentos de comércio exterior e os processos de alterações tarifária.
A abertura será às 14 hs, do dia 6,  com o Painel I: Por que exportar?, tendo como palestrante: Thiago Terra – Analista de Negócios Internacionais. Atua na Coordenação de Competitividade da Apex-Brasil.A partir das 15, terá inicio outro Painel (II)sobre Etapas da exportação: a Trilha da internacionalização,ministrado por Miguel Marques da Silva – Analista de Comércio Exterior do Ministério da Ind. Comércio Exterior e Serviços – MDIC. Às  16 hs, o terceiro painel vai expor Os Procedimentos e requisitos de comércio exterior,  e o ultimo painel do dia, o IV será sobre Requerimentos não-tarifários para a exportação, por um Representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Na sexta-feira,7, a partir da 9 h tem inicio o V painel sobre Mercados potenciais e inteligência comercial,tendo como Palestrante  Manoel Carlos Rivas Franco Junior – Analista de Negócios Internacionais – Apex-Brasil. De 10h às 11h –  Painel VI com o tema :   Processos aduaneiros especiais e alteração de tarifas, ministrado por  Miguel Marques da Silva – Analista de Comércio Exterior do Ministério da Ind. Comércio Exterior e Serviços – MDIC.
NEGOCIAÇÕES  INTERNACIONAIS
Acompanhe   o restante da programação do dia 7/7 :    De 11h10min às 12h : Painel VII: Negociações internacionais. Palestrante: Lígia Dutra Silva – Superintendente de Relações Internacionais da CNA. Anteriormente, foi analista de negócios internacionais na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). É mestre em Direito Internacional.
14h às 15h
Painel VIII: Ferramentas de promoção comercial
Palestrante: Thiago Terra – Analista de Negócios Internacionais. Atua na Coordenação de Competitividade da Apex-Brasil.
15h às 16h Painel IX: Como financiar suas exportações
Palestrante: Wagner de Macedo Parente – É CEO da Barral M Jorge. Anteriormente, trabalhou na Queiroz Galvão, Oxiteno, Felsberg e Associados e Fiesp. É advogado, Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP e possui MBA em gestão de Negócios pela FIA-USP, Palestrante: Matheus Augusto Dias de Andrade – É consultor em Comércio Internacional da Barral M Jorge. É graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e aluno do MBA em Agronegócio da FGV.
16h10min às 17 s- Case de empresas exportadoras adstringentes