Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec solicita fim da “taxa de contingenciamento” da Cagece

O presidente da Faec, Amilcar Silveira, se reuniu nesta segunda-feira (2) com o procurador-Geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro, para apresentar duas demandas do setor: 1) Fim da “taxa de contingenciamento” da Cagece e 2) Solicitação de análise do reajuste da tarifa de 32,7%, pela Enel, para o abastecimento de energia ao produtor rural.

O presidente da Faec argumenta que a “tarifa de contingenciamento”, cuja implantação estava vinculada ao estado de escassez hídrica no Ceará, já não se justifica, em virtude do atual nível dos reservatórios do Estado. Atualmente, 43 de 55 reservatórios cearenses estão com capacidade acima dos 90%. Apenas em 2021, a Cagece arrecadou R$ 147 milhões a título da “Tarifa de Contingência”.

O presidente da Faec pede ainda que a Cagece informe a destinação dos recursos arrecadados com a tarifa. “Fomos pedir o fim da taxa de contingenciamento pela Cagece. No ano passado, essa taxa representou uma arrecadação extra de R$ 147 milhões. E queremos saber também onde é feita a aplicação desse dinheiro”, disse Amilcar.