Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

BOVINOCULTURA DO LEITE É TEMA DE PLANO DE AÇÃO DO BANCO DO NORDESTE NO MÉDIO E BAIXO JAGUARIBE

IMG-20160909-WA0000Cerca de cem bovinocultores de leite dos municípios de Alto Santo, Iracema, Limoeiro do Norte, Morada Nova e São João do Jaguaribe e diversos representantes de entidades cearenses do segmento agropecuário reuniram-se no dia 6 de setembro, para participar da Oficina de Validação do Plano de Ação Territorial da região do Médio e Baixo Jaguaribe, promovida pelo Banco do Nordeste, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Limoeiro do Norte.

A gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual do Ceará, Francisca Jeânia Rogério Gomes, apresentou aos bovinocultores de leite presentes no evento as iniciativas do Plano de Ação, criado com o objetivo de aumentar em 30% a eficiência da produção de leite de 170 bovinocultores da região.

O plano, a ser executado pelo Comitê Gestor Territorial, formado por produtores e entidades dos cinco municípios envolvidos, é uma das etapas da nova Política de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste e envolverá atividades de capacitação, pesquisa de campo, assistência técnica, estratégias de mercado e segurança alimentar animal.

Entre os bovinocultores presentes, Moisés Maia de Andrade narrou sua história como produtor e destacou a importância da assistência técnica para crescer como bovinocultor. “Nós, bovinocultores de leite, temos que aproveitar o que a nossa terra tem, temos que plantar palma, plantar sogro e temos que ter assistência técnica. Nós temos que aceitar a realidade: tecnologia e informação são fundamentais. Sem assistência técnica é difícil vencer”, ressaltou Moisés.

Dentro desse contexto, através de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco do Nordeste, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), programas de capacitação tecnológica e gerencial beneficiarão os produtores de leite da região. O acordo foi assinado durante o evento pelo superintendente estadual do Banco do Nordeste no Ceará, João Robério Pereira de Messias, pelo presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, e pelo superintendente do Senar-CE, Paulo Helder Braga.

O presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, ressaltou que, além da assistência técnica, outro aspecto importante do Plano de Ação é a reserva estratégica alimentar dos rebanhos. “Nós temos que agir como uma nova geração de produtores: os que guardam comida. Todos os produtores do semi-árido têm que criar esse hábito. Numa região como a nossa, não temos como produzir sem essa reserva estratégica alimentar” alertou. E mostrou-se animado com as perspectivas futuras: “Eu saio dessa reunião muito entusiasmado, porque eu senti, pelo depoimento dos produtores, que eles estão determinados e empenhados em levar esse projeto à frente”, disse Flávio.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, João Robério Pereira de Messias, destacou o papel do agente de desenvolvimento do Banco na iniciativa. “Há dezoito anos, o banco criou a figura do agente de desenvolvimento. O trabalho desse agente vem se modificando e procurando se modernizar. Atualmente, o papel do agente foi reformulado e o agente tem a função de se integrar com as atividades produtivas da região, de identificar e analisar necessidades, e de, junto às outras entidades, propor esse plano de ação”, afirmou.

Estiveram também presentes no evento o diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto Gurgel Júnior, o diretor Geral do IFCE de Limoeiro do Norte, José Façanha Gadelha, o gerente regional da Ematerce, Benício Diógenes da Silva, a coordenadora regional do Instituto Agropolos – Território Vale do Jaguaribe, Diana Gadelha, o secretário municipal de agricultura de Limoeiro do Norte, Otacilio Benvindo Deocleciano, o secretário municipal de agricultura de Alto Santo, Rafran Guimarães, o secretário municipal de agricultura de Iracema, José Wilson Magalhães, o secretário municipal de São João do Jaguaribe,João Vianey Maia Chaves  e o secretário municipal de agricultura de Morada Nova, José Edmundo Araújo Oliveira.

Do Banco do Nordeste, estiveram presentes o gerente executivo da Célula de Desenvolvimento Territorial do Ambiente de Políticas, Paulo Dídimo Camurça Vieira, o gerente de produtos e serviços do Ambiente de Políticas de Desenvolvimento, Carlos Alberto Pinto Barreto, o gerente da agência de Limoeiro do Norte, Guido Martins de Andrade, o coordenador do Agroamigo, Francisco Nogueira do Amaral Junior, além dos agentes de desenvolvimento que estão prestando serviços na agência de Limoeiro do Norte.

São parceiros do Banco do Nordeste no projeto piloto de Desenvolvimento Territorial, além do IFCE, Faec, Senar, secretarias de agricultura dos cinco municípios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a Associação de Criadores do Baixo Jaguaribe, a Cooperativa de Leite de Morada Nova, o Sindicato dos Produtores Rurais (Sinrural), o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), a Federação das entidades Organizadas do Município de Iracema (Feomi) e a Companhia Brasileira de Lacticínios – Betânia, a empresa de ração e equipamentos para ordenha Milk Max e o Instituto Agropolos.