Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Bioma caatinga inicia plantio de essências nativas

DSC_0606Uma reunião de avaliação para definir novas estratégias foi o tema do encontro com representantes do Projeto Biomas, com a presença do coordenador nacional do Bioma da Embrapa  nacional, Gustavo Ribas Curcio, da coordenadora nacional junto a CNA, Claudia Rabelo e do coordenador junto a  Faec,  Carlos Bezerra. O projeto está sendo desenvolvido na Fazenda Triunfo, Município de Ibaretama, numa área de 40 hectares, cedida pelo proprietário Francelino Gomes Cavalcante e visa desenvolver ações de preservação do meio ambiente e de convivência com o semiárido.

Em três anos de estudos foi implantado o viveiro de produção de mudas, que está localizado no Instituto Federal de Quixadá, que atenderá a demanda de plantio do projeto, onde está previsto agora na segunda quinzena de março de 2014, iniciar o plantio de 12.403 mudas de essências nativas como: Sabiá, Jurema Reta, Juazeiro, Imburana, Catingueira, Pau Branco, Carnaúba, etc. Oito pesquisadores estão implantando suas pesquisas. Diante disso, a Faec está solicitando o uso do manancial do Açude Macacos, na irrigação destas plantas, como forma garantir a sustentabilidade dos plantios.

Dentro do Bioma caatinga já temos a execução de nove (9) projetos de pesquisas, voltados para as áreas de essências nativas, de prevenção e controle prévio de formigas cortadeiras, 30 dias antes do plantio, com o estudo aprofundado dos tipos de formiga, informou Carlos Bezerra. Ele lembrou que este projeto foi criado pela CNA, com o apoio da Embrapa nacional.