Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DO AGRONEGÓCIO REÚNEM-SE NO CEARÁ PARA PREPARAÇÃO DO II CONGRESSO NACIONAL 

 

20170804_101315Mobilizar as mulheres trabalhadoras rurais, presidentes de  Sindicatos Rurais e formadoras de opinião  para participarem do II Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que se realizará em São Paulo, nos dias 17 e 18 de outubro próximos , foi com esta finalidade que esteve hoje, 4, na sede do Sistema  FAEC/ SENAR-CE, a Presidente e a secretária  da Comissão de Produtoras  Rurais da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande Sul -FARSUL , respectivamente Zenia Aranha da Silveira e Lenira de Almeida  Liriartte.

Segundo Zenia Oliveira, ano passado o evento contou com a participação de 700 mulheres e este ano, a expectativa é contar com um número maior de mulheres de vários estados do país. Ela informou ainda, que realiza um trabalho voluntário com mulheres do Rio Grande do Sul, que criaram dentro da Associação uma ONG ISAR – Instituto Socio-Ambiental Rural, que hoje está ministrando palestras juntamente com o SENAR-RS sobre prevenção das DST’s, doenças sexualmente transmissíveis, para escolares e seus pais. Instituiu também o Troféu Destaque Feminino Rural, abrangendo 10 categorias

DSC_2813A saudação de boas vindas foi feita pelo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Saboya, que esteve acompanhado do Superintendente do  SENAR-Ce, Sérgio Oliveira de Araújo, e dos vice-presidentes Paulo Hélder Braga e  Carlos Bezerra.Flavio Saboya fez questão de destacar  a importância e  a força  da mulher no campo e na  defesa das produtores rurais.

Segundo Ivonisa Holanda, articuladora do movimento das mulheres do agronegócio no Ceará, estiveram presentes nesta reunião de sensibilização cerca de quinze mulheres representando o Sistema FAEC/SENAR-CE, entre produtoras, presidentes e secretárias  de sindicatos dos produtos rurais. A diretora Técnica do SENAR-CE, Kelly Cláudio também presente ao encontro, considerou importante a participação feminina no agronegócio, elaborando e planejando ações para fortalecer o campo.

A Presidente da Comissão de Produtoras Rurais da FARSUL, Zenia Silveira, que também faz parte do Conselho Administrativo do SENAR-RS, apresentou o histórico da instituição, criada a 17 anos atrás com o objetivo de defender a propriedade rural contra invasões de terras e que teve a adesão em vários Municípios do Rio Grande do Sul e o apoio do Presidente da FARSUL ,  Carlos Rivaci Sperotto. Zenia Silveira foi durante muitos anos, Presidente da Associação dos Produtores de Quarto de Milha, em Bagé- RS e trabalha também pela inclusão de programas sociais para a mulher do campo.

DSC_2832Entre as participantes, uma das mais entusiasmadas era a vice-presidente do SINRURAL de Jaguaribe, Zimar Pinheiro Diógenes, ela participou ano passado do I Congresso das Mulheres do Agronegócio, e considerou muito rico o momento, com palestras importantes que motivam a mulher a participar mais ativamente da vida no campo e na política, trazendo como resultado o Programa “Com Licença eu Vou à Luta”.

A ex-prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, que foi a primeira vereadora e prefeita do Município, sendo ainda produtora rural, disse que a mulher não sofre mais nenhuma discriminação, por isso, deve participar ativamente de todos os movimentos pois tem mais sensibilidade para tratar determinados assuntos inclusive na política. A Vice-Presidente Regional do Maçico de Baturité   e presidente do SINRURAL de Barreira Elineide Torres, também confirma sua presença no evento. “Ano passado estivemos participando e saímos de lá com novas informações que visam a melhoria da nossa participação e Empoderamento da mulher.” disse Eleneide.

 

PARTICIPANTES

DSC_2825Participaram da reunião da sensibilização para o II congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio: Jussara Dias Soares, Presidente do SINRURAL de Tamboril; Alberlúcia Magalhães, representando o SINRURAL de Iguatu; Zimar Pinheiro Diógenes, Vice-presidente do SINRURAL de Jaguaribe; Francisca Torres Bezerra de Redenção; Eleneide Torres de Oliveira, Presidente do SINRURAL de Barreira; Maria Elizabeth Medeiros Saraiva, representando o SINRURAL de Senador Pompeu; Eliete Oliveira de Farias, Secretária do SINRURAL de Caucaia; Rita Luiza Granjeiro da APROLECE; Márcia Maria Cavalcante Rocha, Secretária do SINRURAL de Sobral; ; a Diretora Técnica do SENAR-CE, Kelly Cláudio Gonçalves; Carolina Machado, Técnica do SENAR-CE; Silvana Frota, assessora de imprensa do Sistema FAEC/SENAR-CE; Francisca Ivonisa Holanda, Articuladora do Movimento junto ao Sistema FAEC/SENAR-CE.