Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ASCE comemora 33 anos com sede reformada

ASCECriada no dia 11 de setembro de 1980, a  diretoria da Associação dos Suinocultores do Ceará-ASCE entregou no dia 27 de maio ultimo, aos seus associados sua sede totalmente reformada, um novo auditório com 30 lugares, com modernos equipamentos de projeção, sala da diretoria e secretaria executiva com novo mobiliário, inclusive nova placa de sinalização na Avenida da Abolição, 2208. Na ocasião foram entregues ainda os títulos de sócios beneméritos ao  atual Presidente, engo. agrônomo Paulo Helder de Alencar Braga  que dirige a entidade desde 2007 e ao ex-presidente  engo. agrônomo Hélio Chaves  Bastos presidente de 86  a 91  e de 2001 a 2003. O evento contou  com as presenças  do diretor técnico  da Associação Brasileira de Suinocultores,Fabiano Coser,Superintendente  do MAPA-CE, Maria   Luiza Rufino, presidente da Faec, Flavio Saboya, gerente de agronegócio do SEBRAE-Paulo Jorge Mendes Leitão, José  Celestino Júnior e  Tercjo Sobral, representantes do Banco do Nordeste e do ETENE,o atual presidente da ASCE, Paulo Hélder  de Alencar Braga,  ex-dirigentes e  diversos produtores.

Seu fundador e primeiro presidente João Wanderilo  Mont’ Alverne de Paula Pessoa, hoje secretário  da ASCE, justificou as duas homenagens como reconhecimento aos serviços prestados à entidade, o Dr. Hélio Chaves Bastos  foi  um grande entusiasta da  suinocultura  no Ceará que desbravou diversos estados do Nordeste, realizou a primeira exposição de suínos e construiu um galpão  especifico para os animais no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura do Estado, hoje SDA,além de ter sido Conselheiro da ABCS. Já  Paulo Hélder, modernizou a entidade, trouxe para o Ceara, o PNDS-Projeto  Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, que trabalha a cadeia desde o sistema de produção, marketing e comercialização, sendo a primeira entidade do Nordeste a implementar tais ações com resultados positivos e agora  reformou  toda a estrutura física da ASCE, disse.

Wanderilo lembrou que “chegamos a ter  272 associados e cerca  de 15 mil matrizes, atualmente, a atividade  está  mais concentrado em torno de 70 criadores organizados , e cerca de  10 mil matrizes.

Presente ao evento, o Diretor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Suínos-ABCS, Fabiano Coser disse que a reforma física da ASCE reflete também a reforma estrutural  e  no pensamento de seus dirigentes,  que através do apoio de novas entidades como Sebrae, Banco do Nordeste, Faec e Senar-Ce, deu um novo fôlego a ASCE, Paulo Hélder colocou a entidade nos trilhos,e as pessoas que fizeram os momentos no passado  e recentemente  dão uma continuidade a entidade, o que aconteceu também  com a ABCS , regida por  um Conselho Administrativo composto de 5 membros  e 15  Associações.  E um deles será o Paulo Hélder que vai nos ajudar a levantar cada vez mais a bandeira da suinocultura a nível nacional. Uma das metas da  ABCS é que ela  pretende  deixar o Nordeste  livre da peste suína, que ainda existe na Região, disse Fabiano.

Já Flávio Saboya presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, lembrou  que seu pai José Flávio de Paula Pessoa Saboya,  foi um dos primeiros suinocultores do estado , nos idos de 1968 na Fazenda Lagoa do Mato, em Aquiraz, iniciando com 19 matrizes e  4 reprodutores de raças melhoradas europeias, entregues  pela SUDENE, através do Programa  de Melhoramento Genéticon de Suínos  para o Nordeste, iniciado em 1964, e que perdurou até 72,  tendo  como coordenador o Engº agrônomo João Wanderilo Mont’Alverne de  Paula Pessoa,  criador e  entusiasta da atividade,  Wanderilo começou como criador de suíno em 1970 e fundou a associação dos Suinocultores do Ceará, em 1980. Segundo Flavio Saboya “não fosse a dedicação e persistência do Dr. Wanderilo que trabalhou  de uma forma extremamente competente, viabilizando assim, o embrião que deu origem a ASCE e a introdução  da suinocultura tecnificada no Estado Ceará , hoje a suinocultura  ela não  existiria “

INSTITUIÇÃO RENOVADA AUMENTA CONSUMO DA CARNE SUÍNA EM 13%

O presidente da Associação Cearense de Suinocultores Paulo Helder, de Alencar Braga comemorou os  resultados obtidos em sua gestão, através, principalmente da implantação do Projeto  Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura-PNDS, sendo o Ceará o  primeiro  estado do Nordeste a aderir ao programa ,recebendo inclusive agora uma sede com uma estrutura renovada graças aos recursos oriundos deste programa e de outros  parceiros como o Sebrae, Banco do Nordeste e Faec que acreditaram na capacidade da Associação  de executar o projeto , que atendeu à  toda a cadeia produtiva desde a  parte do sistema de produção até a comercialização e o marketing feito nas prateleiras dos grandes supermercados,”  onde hoje encontramos os cortes especiais de suínos disputando o mercado lado a lado com demais produtos, facilitando a vida do consumidor”‘ disse. Para ele, o marketing feito pelo PNDS em todo o Brasil repercutiu positivamente e aumentou o consumo de carne suína em mais de 13% no Ceará, tecnificando cada vez mais a criação e mudando o mito de que carne porco não faz bem a saúde, pelo contrário,  está  comprovado que por ser uma carne branca é mais leve e nutritiva, sem grandes teor de gordura.

Somente  aqui no Ceará, fizemos  várias palestras , cursos técnicos para produtores, em frigoríficos, para  universidades  e degustação da carne em vários locais inclusive em grandes supermercados como o Extra e Pão de Açúcar, instalamos também  o Boteco do Suíno,em exposições agropecuárias como no Pecnordeste e na Expoece, disse Paula Alencar Braga, secretaria executiva da ASCE que comandou toda a programação do Pnds e a reforma  da sede da entidade. O PNDS tem este objetivo, aliar ações de comercialização com iniciativas nos setores de produção e na indústria, de forma a aprimorar as tecnologias.  Paula Braga, disse que nestes dois últimos anos, foram mais de 50 ações e 2 mil pessoas capacitadas, levando a entidade a ganhar expressão  no cenário do agronegócio nordestino e no desenvolvimento de parcerias inéditas.

 O presidente fez questão de destacar ainda a força da mulher dentro da Asce, no caso da Paula Braga e sua equipe que mudou totalmente a condução administrativa da entidade, tornando-a mais dinâmica, participativa, e voltada para os seus reais objetivos que é o de congregar os produtores de suínos e lutar pelos interesses da categoria com todos os equipamentos, auditório, etc,. “A gente entra na nossa sede e se sente muito bem, mostrando que mesmo sendo pequena, a suinocultura está se desenvolvendo com ajuda de todos os nossos parceiros”, frisou Paulo Hélder.

A próxima meta da entidade é fazer um completo cadastramento da suinocultura em conjunto com a Agência de Desenvolvimento do Estado-Adece, porque hoje se trabalha em cima de projeções, é preciso trabalhar mostrando que a suinocultura pode ser muito maior, engajando os novos Suinocultores. Paulo Jorge, diretor de agronegócio do SEBRAE, disse que PNDS é um dos projetos mais bem estruturados para trabalhar o sistema de produção,  o marketing e a comercialização, saindo na frente dos demais segmentos e esta aí o resultado conseguindo inaugurar sua sede,infirmando ainda que o Sebrae já garantiu recursos até dezembro.

O ex-presidente Hélio Chaves agradeceu a homenagem lembrando a história  da entidade que saiu do  Parque de exposição, foi adquirida uma sede própria com muito sacrifício, em pleno coração do bairro Meireles, e que naquela época havia um número maior de Suinocultores,  cerca de 272 criadores associados. Fizemos inúmeras viagens a cidade de Estrela-RS, modelo de criatório naquela época, visitamos  ao lado de Wanderilo  todo o Nordeste,  onde criamos também  a Associação Nordestina  de Suinocultores ,fizemos  também a primeira  exposição de suínos no Parque de Exposição da Secretaria de Agricultura, foi preciso cortar muitas barreiras e preconceitos, e foi o maior sucesso esse galpão, implantamos  também  o primeiro escritório e na gestão do Eudoro Santana como secretario erguemos um galpão  com toda infraestrutura própria  e realizamos  uma exposição de sucesso, mas, para nossa decepção, o galpão foi derrubado.Eles conseguiram  trazer para  cá a vice -presidência da Associação Brasileira de  Criadores de Suínos, enfim foi uma trajetória boa, suada ,e hoje vemos que mesmo nessa turbulência e violência a gente ainda  para fazer homenagens, a nova sede ficou muito bonita, as coisas mudam, e hoje o Paulo Hélder traz esse programa que é um exemplo para todo o Brasil, finalizou Hélio Caves,

 A ASCE recebeu nova placa indicativa, mudança no piso da recepção, novos móveis, auditório para 30 lugares, banheiro e o atual presidente Paulo Hélder será  um dos conselheiros da Abcs.