Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Agentes de crédito recebem capacitação sobre Gestão Ambiental da Propriedade Rural por plataforma de EAD

Ambiente de Educação à Distância, na plataforma do INEC

O Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR-AR/CE) e o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) promovem, no dia 11 de outubro, a segunda turma do curso EAD de Gestão Ambiental da Propriedade Rural. A ideia é oferecer uma ampla visão do processo produtivo com sustentabilidade junto aos produtores rurais, dentro de um novo contexto que se busca produzir de forma equilibrada com o meio ambiente. No total, 23 participantes dos estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe receberão o conteúdo por meio do ensino à distancia.

De acordo com o facilitador Antônio Moreira, instrutor do SENAR/CE, é preciso levar orientação para que os produtores rurais apliquem o crédito de forma efetiva utilizando técnicas de manejo adequadas que evitem a degradação do meio ambiente, no interior da propriedade, criando as bases para uma gestão ambiental e consciência para produzir de forma assertiva. Com isso, o produtor rural passa a obter lucro e a propriedade consegue gerar receitas suficientes para honrar o crédito junto ao banco.

O objetivo é estabelecer um novo relacionamento do produtor rural com o meio ambiente no nordeste brasileiro a partir da aplicação de técnicas assertivas que evitem a degradação dos recursos naturais (como os solos) nos biomas: Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

A capacitação é voltada para a gestão da propriedade rural e para os agentes de crédito do Banco do Nordeste. São eles que trabalham o crédito para os pequenos e médios produtores e, a partir de agora, poderão oferecer linhas de créditos orientados.

A primeira capacitação contou com duração de 40 horas/aula,  22 participantes do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O conteúdo do curso foi aplicado pela plataforma EAD do INEC com a capacitação e gestão voltadas para requalificação ambiental.