Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ADECE LANÇA DIAGNÓSTICO DA FRUTICULTURA E INSTITUTO FRUTAL A PROGRAMAÇÃO DA FEIRA – 2014

Segundo os organizadores está previstos 23 milhões em negócios.

O Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, teve dia 26, dois importantes momentos, o lançamento pela Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará-Adece da cronologia da agricultura irrigada e da fruticultura no Estado, através do diretor de agronegócio , Reginaldo Lobo e num segundo momento, o lançamento da programação da Frutal 2014, pelo presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel e  diretor técnico Erildo Pontes. A previsão deles é  de que o evento deste ano gere cerca e 23 milhões em negócios, envolvendo a cadeia produtiva do agronegócio da fruticultura e floricultura, como insumos, embalagens, equipamentos, etc.

Ao fazer uma retrospectiva e a cronologia da agricultura e da fruticultura irrigada no Ceará, o representante da Adece disse que o Ceará despertou para a atividade a partir de 1994, quando quase nada existia em termos de fruticultura e floricultura no Estado, passando  pelo ano de 2001, com a criação da primeira secretaria de agricultura  irrigada, quando na realidade começou-se a estabelecer um plano de ações efetivas buscando,  principalmente,  a  atracão de investidores,lembrando que ainda  o ano de 2001 marca também  a implantação do perímetro irrigado Baixo  Acaraú e  a estrada do melão e em 2003, a  operacionalização do Açude  Castanhão.

 Segundo a Adece, a  Fruticultura é um dos principais setores do agronegócio do Ceará: o Estado é o 4º produtor nacional de frutas, sendo o 1º produtor de caju; o 2º de coco, maracujá e melão; e o 3º de mamão. Além disso, o Estado é o terceiro maior exportador de frutas do Brasil: em menos de 15 anos, as exportações de frutas frescas do Ceará saltaram de menos de US$ 2 milhões para mais de US$ 117  milhões. Precisamos olhar pra frente,  a Adece juntamente com o Sebrae  e a Embrapa, está  fazendo  um trabalho importante com as frutas temperadas, está na quarta etapa, com grandes perspectivas para maçã e pêra, tudo indica que no próximo ano  estejamos disponibilizando para os investidores . Estamos disponibilizando uma nova cadeia de frutas,  com o incremento também  de frutas cítricas, informou Reginaldo Lobo. Segundo ele , a  Adece tem uma preocupação muito forte com a indústria , que investe através do FDI- Fundo  de desenvolvimento industrial- e está pensando numa inteligência competitiva do agronegócio com a industria. Até o final do ano deverá estar atualizando as informações, para disponibilizar à  industria.  ” Só podemos ampliar esse debate por meio das lideranças , a governança é que vai dizer o quanto vamos avançar em competitividade” , destacou.

INSTITUTO FRUTAL APRESENTA PROGRAMAÇÃO E ESPERA 23 MILHÕES EM NEGÓCIOS

O presidente do Instituto Frutal Euvaldo Bringel e o diretor técnico, Erildo Pontes, apresentaram aos participantes do Agropacato a programação completa da Frutal 2014, que vai trabalhar dois temas importantes: os recursos hídricos e a alimentação saudável. O  primeiro tema, será abordado através de uma palestra magna a ser proferida, na abertura da Frutal, dia 23, ás  16  hs,  pelo Ministro da integração Nacional ,Francisco José  Teixeira, que apresentará um diagnóstico dos recursos hídricos para os próximos 20 anos. Já o segundo momento , será um seminário internacional de frutas e hortaliças: alimentos saudáveis, que teve como mentor o ex-chefe da Embrapa, Joao Pratagil, e já conta com 350 inscritos pela internet.

 O Brasil está consumindo quase a metade do que a Organização Mundial de Saúde -OMS, recomenda, nós  já somos um país de gordinhos com  17 milhões de obesos, são problemas  que temos que resolver , já existe nos EUA, o programa ” five days,”  recomendando o  consumo de  cinco frutas por dia. O Instituto Frutal já promoveu  um seminário em Florianópolis, e pretende  fazer em outros estados no Brasil. O presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel  fez questão de ressaltar  que a Frutal surgiu da necessidade de capacitação  de técnicos e produtores na área em fruticultura,  começamos visitando  Petrolina,  conhecida como a Califórnia cearense , que ano passado exportou 113  milhões e nós cearenses, exportamos 117 milhões, já ultrapassamos a marca da região que mais produzia frutas. Ele lembrou que a primeira semana da fruticultura  surgiu  em 94 e que saiu de dentro do Pacto de Cooperação, criado por Amarilio Macedo, João de Paula entre outros , realizando-se no  dia 5 de dezembro de 1999, com um auditório de apenas 4 pessoas.  Em 21 anos, a Frutal traz para o evento, 213 palestrantes por ano, resultando em mais de 600 palestrantes.  Este ano,  o evento tem como patrocinadores a Companhia Docas, Mercadinho São Luís, viabilizando a vinda da Bela Gil, filha do cantor Gilberto Gil, que apresenta  um programa de televisão voltado para a  alimentação saudável.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

     A Programação técnica da Frutal 204 foi divida em dois temários : frutas  e agroindustria, com 9 palestras, 4 cursos técnicos, 02 seminários técnicos, 2 mesas redondas e 1 painel sobre Assistência Técnica e Extensão Rural. O segundo temário : Flores e Plantas Ornamentais,apresenta  um curso técnico, uma mesa redonda, dois seminários setoriais, 2 palestras técnicas e 6 oficinas de Flores.

     Segundo  o diretor técnico da Frutal, Engº agronomo Erildo Pontes, em  cada edição participam cerca de 38.000 visitantes. Um público selecionado, constituído de produtores, compradores, vendedores, exportadores, importadores, executivos e técnicos de empresas ligadas à fruticultura, floricultura e agroindústrias de todo o território brasileiro e delegações de vários países. Autoridades governamentais e da iniciativa privada, também, prestigiam  o evento.O diretor técnico da Frutal,  disse que a  grande preocupação  da Frutal foi sempre estar na  vanguarda, nos anos 90  o objetivo era mostrar que era possível fazer do Ceará um grande produtor de frutas e flores , depois, veio a  fase de implantação dos pomares de frutas e agora estamos virando o Brasil de cabeça para baixo, trazendo maçã  e pêra, frutas características de regiões frias ou temperadas” .

Segundo ele , neste pedido nasceram também dois filhos da Frutal : a Frutal Amazônia, já em  seis edições ,realizada em Belém , com 220 mil visitantes, mais de 37 mil pessoas capacitadas, por ano, aumentando a produção e exportação de sucos.A outra  Frutal  em Bento Gonçalves-RS, envolvendo países como o Chile,Argentina. Ano passado com o evento da Acorbat, tivemos a  participação de 42 países,disse Erildo Pontes , destacando que entre  os temas a serem abordados este ano, estão as Frutas e a  agro-industria  na programação técnica, cursos técnicos nas diversas áreas,tanto na parte de fruticultura, como floricultura.   A questão hídrica é  a grande preocupação do momento, com uma palestra magna com o Ministro da Integração .Também será discutido   um Roteiro turístico das frutas do Ceará, idéia concebida pelo Sebrae,que será discutida no evento.

PRESIDENTE DA FAEC SUGERE POÇOS RASOS PARA O CURU-PARAIPABA

   O coordenador do Agropacto e presidente da FAEC, Flávio Saboya informou , durante a reunião de apresentação da programação da Frutal 2014,  que já  sugeriu ao secretário  em exercício da secretaria de Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, que uma solução rápida para a falta d’água para os irrigantes dos perímetros  seria a implantação do Projeto Pingo D’água, através da abertura de poços rasos em terras de aluviões destes  projetos, especialmente no PARAIPABA, para minimizar a situação dos produtores de coco, que tiveram a água suspensa para irrigação, o que permitiria executar  pelo menos uma  irrigação de salvação , já que a cultura do coco demora cinco anos para produzir e o prejuízo será incalculável. Ali se encontra a maior  produção de  de coco do  Ceará e segunda do Nordeste.,disse Saboya.

Segundo ele são quase 800 produtores e 2.500 hectares de área com produção de coco, que não podem perder suas plantações. Saboya disse que a questão da água é um dos desafios dos governantes e que a FAEC  entregou  recentemente um documento aos GOVERNAMENTAVEIS  colocando  essa questão de ter uma política publica permanente voltada para o semiarido.

O presidente da Faec, aproveitou também para destacar a presença de técnicos do DNOCS  e da Associação dos Aposentados do DNOCS -ASDEC, capitaneada por Roberto  Morse,   pediu  uma atenção especial para o ÓRGÃO , que completará 105 anos de existência e que construiu as bases para a agricultura irrigada no Estado,  ele defende que o ” DNOCS fortalecido é água garantida para o Estado do Ceará.” Anunciou  ainda,  que haverá um  Agropacto especial, no dia 23 de setembro, dentro da EXPOECE’, para debater a reestruturação do DNOCS.

CARLOS PRADO DEFENDE SEGMENTO

O empresário Carlos Prado, presidente da ITAUEIRA, uma das maiores produtoras de melão do Estado, fez questão de ressaltar a  questão  hídrica no Estado, que segundo ele merece uma atenção especial das autoridades,  ” tivemos uma ação desgastante  com a suspensão da água para o perímetro irrigado Curu – PARAIPABA, e vamos ter outros problemas futuros em outras áreas .  Carlos  Prado,disse  que está  comprovado que a  agricultura irrigada , especialmente o segmento de frutas,  ocupa 4,4 da área irrigada do Estado, e  31 por cento da  produção , se triplicássemos  essa  área , já significaria 60 por cento a mais de área  e  a gente aprendeu que a Agricultura de  sequeiro, não é conveniente no semiarido.

No entanto, para  evoluirmos temos o problema da segurança hídrica,por isso  apontou como  uma das primeiras soluções  as eleições, ” nós  do setor agropecuário, temos por obrigação de apoiar esses candidatos que são úteis para criar as condições de segurança hídrica no Estado , para que se possa atrair novos investimentos no setor de irrigação, para que  possamos   ser um grande competidor no agronegócio,  no Ceará ainda temos muito o que fazer, o Hiperides Macedo, uma das maiores autoridades no assunto   afirmou que temos muitas bacias livres, temos muitas soluções,. Sobre a  Frutal, Carlos Prado afirmou que  acompanha desde o inicio,  e que a Feira surgiu antes que o Ceará tivesse frutas, isso é fantástico  e as palestras são muito  importantes, pessoas que estão dando uma grande  contribuição ao desenvolvimento da fruticultura no Estado. .

DNOCS PEDE APOIO

Evandro Bezerra , Engº agronomo aposentado do DNOCS,  também pediu um aparte infirmando que é indiscutível a imprescibilidade do DNOCS para o Ceará , que foi o mentor e responsável pela manutenção da população nordestina através da construção de açudes e a base  de alimentos , através da piscicultura.Informou que  esteve  em Pentecoste, onde  constatou que o Açude Pereira de Miranda tem menos de 7 milhões de água acumulada , e que  a tendência é a irrigação   parar em outros perímetros, em outros estados. Essa  seca que está se declinando pelo INPE e a FUNCEME, requer  que seja   instalado  imediatamente um monitor das secas no Estado, defendido há muito tempo em um  documento escrito pelo professor Caio Losso  Botelho-

Nesse contexto está  inserido uma instituição o DNOCS,  que tem a  tese e a síntese de como fazer barragens no Nordeste e afirmou: , o DNOCS  está morrendo por inanição , por causa da aposentadoria da maioria dos seus servidores,  queremos  agora um concurso e um plano de cargos e carreiras,

O DNOCS não pode fechar é uma instituição imprescindível para o estado do Ceará, e  para o Nordeste brasileiro, disse Evandro.

EXPOLOG

A Empresária Enid Câmara, da Prática Eventos, também participou da reunião do Agropacto ,  trazendo  a divulgação da IX  Expolog-Feira Nacional de Logística, realizada há nove anos aqui no Ceará, pela Secretaria dos Portos, no período de 6 a 9 de novembro, no Centro de Eventos .  Informou que  o agronegócio através da  CNA e o Sistema Faec/SENAR-Ce, terá uma participação dentro da Spolog,para discutir com os gestores a logística do Estado.

Silvana Frota

Assessora de imprensa Sistema Faec/Senar-Ce

Dia 26/08/2014