Depois de conquistar o título de zona livre da febre aftosa com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal( OEA) , o governo do Estado do Ceará pretende iniciar brevemente uma campanha estadual contra a brucelose e a tuberculose, duas enfermidades que atingem o rebanho cearense . Hoje, dia 25, o presidente da Agência de Desenvolvimento Agropecuário- ADAGRI, Augusto de Sousa Junior acompanhado do assessor Joaquim Sampaio, esteve na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Faec, onde reuniu- se com o Presidente Flávio Saboya, superintendente do Senar- CE, Paulo Hélder Braga, para tratar da assinatura de um protocolo de ações conjuntas na área, onde o Senar será o responsável pala capacitação dos vacinadores.
A ideia da ADAGRI é de que a FAEC como entidade representativa dos produtores rurais se envolva na campanha, e que o Senar, braço direito da Faec na capacitação, ofereça o treinamento aos vacinadores que serão orientados e vinculados a um médico veterinário. A campanha deverá ter início pela Região do Coreaú como Projeto Piloto, e conforme adiantou o presidente da ADAGRI será desencadeada a partir de maio do próximo ano, embora o planejamento das ações sejam iniciados ainda esse ano.
O presidente da Faec, Flávio Saboya considerou a iniciativa das mais importantes para a saúde do rebanho cearense bovino composto por 2,598.751 de cabeças ( dados de maio 2015- Adagri) ) , e disse que o Senar deverá iniciar imediatamente algumas ações convocando seus instrutores , no caso , os médicos veterinários para o planejamento das atividades , em conjunto com a ADAGRI .
Participaram ainda da reunião na sede da Faec, o coordenar técnico do Senar, Eduardo Queiroz, e o vice- Presidente administrativo da Faec, Carlos Bezerra.