O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, está articulando com os sindicatos rurais e empresários do setor para elaborar um plano de ação para o enfrentamento da estiagem – em consequência do El Niño -, prevista para este ano.
Para garantir o abastecimento das atividades agropecuárias no Baixo Jaguaribe, Amílcar Silveira diz que a retomada do bombeamento das águas do rio São Francisco para o Ceará “é indispensável e urgente”.
O presidente da Faec avalia que o trabalho do Governo do Ceará junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é fundamental para a retomada do bombeamento das águas do São Francisco para o Ceará, garantindo, assim, a oferta de água para a agricultura pelo restante do ano.
A normalização do abastecimento hídrico também beneficiará produtores rurais da pecuária leiteira, sobretudo do Sertão Central, onde está a principal bacia leiteira do Estado. O principal gargalo do setor, para manter a produção de leite, é a produção de volumoso para o rebanho.