O Encontro de Produtores Rurais do Vale do Jaguaribe, realizado no sábado (26) em Morada Nova, reuniu cerca de 3 mil produtores da região, além de prefeitos, deputados, secretários de Estado, do senador Eduardo Girão, de representantes da indústria, de presidentes sindicais, dentre outras autoridades.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destacou a força do setor agropecuário e pediu união aos produtores. “Peço que estejamos unidos e de mãos dadas, somos 2 milhões de pessoas no estado do Ceará. precisamos chamar a responsabilidade para nós mesmos. Temos que ter os nossos representantes para que não fiquemos pedindo favores”.
O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, do secretário Executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro, do deputado estadual Felipe Mota, aos quais Amílcar Silveira agradeceu a parceria e cooperação. Durante o evento, foi assinado um protocolo entre Faec e Governo do Estado que facilita e desburocratiza a relação dos municípios com o governo estadual.
Também participaram do encontro, a cúpula da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec): o presidente Ricardo Cavalcante, o vice-presidente Carlos Prado, e os ex-presidentes da instituição, Beto Studart, Fernando Cirino Gurgel e Jorge Parente. Em seu discurso, Ricardo Cavalcante destacou a união entre Fiec e Faec ao dizer que “a agropecuária produz e a indústria transforma” e que os setores estão e continuarão juntos. E disse que Sesi e Senai estão à disposição dos produtores rurais.
Pautas
Durante o encontro, foram debatidas questões de interesse da agropecuária cearense em geral e da região do Vale do Jaguaribe, em particular. Produtores rurais reivindicaram menor burocracia para ter acesso à água, produtores de leite pediram melhores preços para o litro do produto e carcinicultores pleitearam maior celeridade nas licenças ambientais.
Maior produtora de camarão do Estado, a região do Vale do Jaguaribe tem cerca de 1,5 mil produtores do crustáceo, mas 85% deles ainda aguardam a licença. Na ocasião, Amílcar Silveira disse que a expectativa é de que essa situação comece a mudar a partir de setembro após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei enviado pelo Governo do Estado facilitando a obtenção da licença ambiental a pequenos produtores.
Sindicatos Rurais
O evento contou com forte presença dos Sindicatos Rurais, com a participação de 27 presidentes sindicais, dos municípios de Amontada, Aracati, Banabuiú, Beberibe, Brejo Santo, Canindé, Cascavel, Ibaretama, Iracema, Jaguaribe, Jaguaretama, Horizonte, Madalena, Limoeiro do Norte, Mauriti, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Solonópole, Senador Pompeu, Viçosa do Ceará, além do anfitrião Eduardo Júnior, presidente do Sindicato Rural de Morada Nova.
“Nós, produtores de Canindé, só temos agradecer ao presidente Eduardo Júnior, ao nosso líder, Amílcar Silveira, à Nilza Luna (chefe do Departamento Sindical) e a todos os colaboradores do Sistema Faec/Senar. Durante o evento, fizemos muitas articulações técnicas e contatos de negócios”, destacou Francisco Celso Crisóstomo, presidente do Sindicato Rural de Canindé.
Este foi o segundo encontro promovido pela Faec, o primeiro Encontro de Produtores Rurais, realizado em 6 de maio, em Quixeramobim, reunindo mais de 2 mil produtores do Sertão Central. O evento, promovido em parceria entre o Sistema Faec/Senar/Sinrural e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).