Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Amílcar Silveira convida presidentes de cooperativas paranaenses ao Ceará

Comitiva cearense no Paraná. Divulgação Agrária.

Durante a missão técnica ao Paraná, realizada nesta semana, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, convidou presidentes das cooperativas paranaenses para visitarem o Ceará. A ideia é iniciar um intercâmbio visando a criação de uma cooperativa de produção e crédito voltada para a agroindústria cearense. “Queremos trazer esse modelo para o Ceará”, diz Amílcar.

Em 2022, as cooperativas de produção agrícola e agroindustrial do Paraná registraram um faturamento de R$ 187 bilhões. A missão do Sistema Faec/Senar/Sinrural visitou cooperativas dos segmentos de pescados, suínos e leite.

Visita à Agrária
Na terça-feira (23), a comitiva cearense visitou a cooperativa agroindustrial Agrária, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. As principais culturas produzidas pelos seus cooperados são soja, milho, trigo e cevada.

Na ocasião, Amílcar Silveira, destacou o potencial a ser explorado no Ceará por meio do cooperativismo. Hoje o Estado é o maior produtor de castanha do Brasil, o maior produtor de melão do mundo e responde por 43% da produção nacional de camarão. “Queremos oferecer oportunidades aos pequenos produtores e acreditamos que o cooperativismo é uma boa opção para que isso aconteça”, disse.