Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

Senar Ceará capacita produtores de leite de Mombaça

Com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), produtores rurais de Mombaça, no Sertão Central, estão ampliando a área destinada à pecuária leiteira e à carcinicultura.

Por determinação do presidente da Faec, Amílcar Silveira, técnicos do Senar Ceará atuaram na região para capacitar produtores com foco no aumento da produtividade e da qualidade do produto. Além disso, os produtores foram estimulados a criar uma cooperativa, por meio da qual conseguem adquirir insumos a melhores preços.

Como resultado, a produção de leite aumentou mais de 10 vezes. Há três anos, o município produzia menos de 5 mil litros de leite por dia. Hoje, a produção é de aproximadamente 60 mil litros por dia.

Já na carcinicultura, centenas de agricultores acabaram optando pela criação de camarão, que proporciona maior rentabilidade por hectare. As áreas dos primeiros viveiros variam de 5 mil a 7 mil metros quadrados, mas já está prevista a construção de tanques com 10 mil metros quadrados.

Além do Sistema Faec/Senar, os produtores também têm recebido apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da prefeitura municipal.