Neste ano, o Brasil será palco de um dos maiores eventos globais sobre água: o Fórum Mundial da Água. De 18 a 23 de março, Brasília no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, sediará encontros com apresentações de projetos de diversos países para o uso racional da água em todo o planeta.
O Sistema FAEC/ SENAR-CE estará representado no 8º Fórum Mundial da Água, pelo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya e pelo Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva. Vivemos em uma região onde a escassez de água é constante, temos que nos preparar cada vez mais para conviver no semiárido, dai a importância da realização deste evento e a justificativa de nossa participação, disse o presidente da FAEC, que coordena a nível de Nordeste, o Programa Forrageiras no Semiárido. Já o Superintendente do SENAR que foi o coordenador no Ceará do Programa de Conservação de Nascentes, entende que o Fórum trará importantes informações a todos os presentes.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, terá um estande no evento, com um espaço especial onde todos os dias haverá palestras de 15 minutos sobre temas variados, e nos painéis serão expostas as ações desenvolvidas pelo Sistema CNA/ SENAR/ICNA, incluindo as 27 Federações de Agricultura e Pecuária.Entre os temas a temas a serem abordados estão o Programa de Proteção de Nascentes, o projeto Biomas para conservação e biodiversidade da água, o Programa de Pesquisa Forrageiras do Semiárido. Tanto o Projeto Biomas, quanto o Forrageiras do Semiárido estão sendo desenvolvidos no Estado do Ceará, na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama.
De 2012 a 2016, o Brasil passou por problemas provocados pela falta de chuvas, sobretudo no Nordeste do país. De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesse intervalo de tempo, a região registrou prejuízos de R$ 104 bilhões por causa da seca. O valor equivale a cerca de 70% das perdas em razão desse fenômeno.
Outro exemplo de prejuízo causado pela escassez de chuva foi a queda na produção de grãos no país, em 2016. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o feijão apresentou redução de 15,4%, na comparação com 2015. A produção de soja recuou 1,2%. Já o milho teve diminuição de 24,8% na produção.
O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água e acontece a cada três anos. Esta será a oitava edição do evento e, pela primeira vez, um país do hemisfério sul será anfitrião.
Serviço:
O que: “Apresentação do Projeto Biomas sobre parceria público-privada para conversação da biodiversidade e da água”
Quando: 21 de março de 2018, às 16h30
Onde: Espaço Sistema CNA/SENAR/ICNA – Expo do 8º Fórum Mundial da Água – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF