LIMOEIRO DO NORTE PROMOVE ENCONTRO DE PRODUTORES DE AVES E OVOS CAIPIRAS
A comunidade de Cabeça da Vaca, em Limoeiro do Norte, realiza no dia 7 de junho próximo, o IV INOVO- Encontro de Produtores , Comerciantes e Consumidores, dos Produtos da Avicultura Caipira do Vale do Jaguaribe. O evento contará com participação de produtores de diversos municípios e parceiros do evento que vem crescendo a cada ano..
O inicio das atividades será às 9 hs, com música ao vivo, exposição, vendas de ovos e aves caipiras abatidas, exposição e venda de mudas frutíferas, e do artesanato, visita aos aviários, doação de mudas e essenciais florestais, realização de palestras e oficinas sobre manejo sanitário, sistema de produção, delicias com ovo, demonstração da palma forrageiras, e leucema na alimentação da galinha caipira, com a participação do Sistema FAEC/SENAR, Prefeituras, associações de produtores rurais, agricultores familiares inclusive da turma de agronomia do IFCE de Limoeiro.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Limoeiro do Norte, Luis Mendes de Sousa, essa Feira começou em 2015, a partir dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR, com recursos do PRONATEC, quando foram capacitados 200 produtores , em quatro turmas , em Limoeiro Norte, Russas e Tabuleiro do Norte. A gestora do PRONATEC/SENAR na época, Carolina Machado, lembra do primeiro INOVO, quando foi feito um concurso da melhor embalagem de ovo e da melhor receita de galinha caipira.
È dos ” cases de sucesso” do SENAR na Região do Vale do Jaguaribe , disse Carolina Machado, lembrando que outro importante ação resultou na implantação de uma turma de 20 produtores na atividade de avicultura , que serão assistidos a partir de junho, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, em Limoeiro do Norte, indicados pelo Sindicato Rural . Para o Superintendente do SENAR/CE, Sérgio Oliveira, a partir dessa ação de assistência técnica a Região poderá se transformar em um celeiro de produção de aves e ovos caipiras. Ele já confirmou a participação no evento.
“Aqui em Limoeiro do Nortes são 20 produtores aproximadamente já atuando na criação de galinha caipira, disse o presidente do Sinrural, Luis Mendes. Somente o Sitio Nova Esperança tem hoje 500 aves de postura em produção e 200 ovos para iniciar a postura, e ainda 200 aves de corte. Na região de Bixopá , também em Limoeiro do Norte, temos um aviário da produtora ” Santa”, onde outros produtores formam um grupo informal nesta atividade de avicultura, com cerca de 1.500 aves de postura e 400 aves de corte , disse Luis Mendes. Conforme informa, a produção atual entre os municípios de Limoeiro e Russas é de aproximadamente 4 mil ovos /dia.
No Ceará, a criação de galinha caipira passou de fundo de quintal a ser um negócio lucrativo, contando com muitas comunidades produzindo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/ CE, através de seus instrutores, oferecendo vários cursos de capacitação , sendo um dos cursos mais demandados atualmente pelos produtores e também para financiamentos junto aos agentes financeiros.