O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, concluiu no dia 29 a capacitação de mais 12 técnicos de campo que irão atuar nas propriedades rurais que serão atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial –ATeG. Já são 38 técnicos de campo aptos a iniciarem o trabalho em 38 propriedades rurais que serão atendidas inicialmente, disse o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, ressaltando que o atendimento ao produtor é inteiramente gratuito. Ele anunciou que em breve, o SENAR estará ampliando esse atendimento, através de uma parceria com o Banco do Nordeste e algumas prefeituras.
Os técnicos de campo, ainda vão receber orientações sobre Sistema de Abastecimento Técnológico-SISATE, treinamento em logística e uma oficina sobre Administração da propriedade rural, informou a Diretora Técnica Ana Kelly Cláudio, que pediu compromisso de todos com a causa da assistência técnica, foco de atuação do Senar.
O Presidente da FAEC, Flávio Saboya esteve presente no encerramento do Curso, que já foi extensionista da Ematerce destacou a importância dos técnicos de campo. “Essa missão de certa forma é um sacerdócio, antigamente nós extensionistas trabalhavamos com 90 produtores, vocês do SENAR vão atuar diretamente com 20 produtores e uma só cadeia produtiva. Flávio Saboya ressaltou ser importante envolver o Sindicato Rural, informando o andamento do trabalho e também algumas dificuldades que por ventura possam acontecer.
O SENAR foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura–MAPA como órgão oficial de assistência técnica no Brasil disse Flávio Saboya, já estamos atuando em quase todos os estados da federação e no Estado do Maranhão, o SENAR assumiu integralmente a assistência técnica no campo.
È muito importante podermos contar os técnicos de campo, para resgatar através do SENAR a assistência técnica ao produtor rural, disse o Vice-Presidente de Administração e Finanças da FAEC, Carlos Bezerra que é produtor rural e presidente do Sinrural de Ibaretama. Ele também lembrou a importância de levar ao produtor os benefícios do Programa Bem mais Agro, que oferece bônus aos produtores que se cadastrarem (bem++ agro.com.br)
O coordenador do Programa ATeG- Senar-Ce, Eduardo Barroso informou que os técnicos do campo vão ser também treinados no programa Academia do Leite e em elaboração de projetos pelo Banco do Nordeste.
Seis Supervisores
O SENAR-CE contratou seis supervisores de campo para acompanhar o trabalho da assistência técnica. São eles: Lauro Torres de Melo: que vai supervisionar as regiões do Cariri e Centro SUL , Eduardo Queiroz: Região da Ibiapaba e Sertão Central , Roberta Sá : Médio Jaguaribe e Inhamuns , Mariana Menezes: Litoral Leste e Carolina Machado – Centro Sul e Cariri.