A convite do Governo do Estado, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, è uma das institições integrantes do Pacto por um Cearà Sustentável , que è um instrumento de articulacāo , integração e pactuação das politicasestaduais voltadas para assegurar a sustentabilidade e a Justica socioambiental e economica, composto pelas differentes esferas e instâncias envolvidas na gestāo dos recursos naturais e na promoçāo do desenvolvimento do Estado do Cearà.
Para o presidente da FAEC, Flavio Viriato de Saboya Neto, a criação deste Pacto é de suma importância para a atividade agropecuária, que necessita de políticas públicas consistentes e efetivas ,haja vista, que até o momento os governos não têm uma ação específica voltada para o pequeno e o médio produtor, estando focada especialmente na agricultura familiar. ” Não pude participar diretamente do lançamento, pois estava em viagem cumprindo outra missão como Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae- CE” , justificou Saboya. Ele fez questão de destacar que o nome de Eudoro Santana para coordenador do Pacto vem mostrar compromisso do governo, já que Eudoro tem bastante experiência, pois já cooordenou de diversos pactos como o Pacto das Águas, na Assembleia Legislativa. .
O primeiro vice- presidente administrativo da FAEC, Carlos Bezerra Filho que representou a Federação no lançamento do Pacto, ocorrido no Palácio da Abolição, ressaltou na ocasião a Importância dessse Instrumento de articulação envolvendo o governo e o setor produtivo. Ele, citou durante sua fala aos presentes que o Sistema Faec/ Senar já realiza há 14 anos um programa educativo, socioambiental com alunos das escolas estaduais, levando a conscientização e preparando estes Jovens para viver no campo, com sustentabilidade. O dirigente da FAEC, destacou ainda, o Seminário Nordestino de Pecuária,- PECNORDESTE , que se realiza há 20 anos o maior evento pecuário do Nordeste , discutindo tecnologias para o campo, ano passado , por exemplo, o tema foi ” Viver Bem no Semiárido”, mostrando as tecnologias disponíveis pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar- Cê, que ano passado ofereceu mais de duas mil capacitações.