A Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) promove, na manhã desta sexta-feira (11), em Ibaretama, um Dia de Campo para tratar do Projeto Forrageiras do Ceará. A iniciativa é fruto de uma parceria com Sebrae e Governo do Estado. Durante o evento serão apresentados os resultados das unidades de referência tecnológica (URT) de Ibaretama. Os dados servirão como base de informação para técnicos e pecuaristas na seleção de forrageiras de maior eficiência produtiva.
“A nossa maior dificuldade está relacionada à disponibilidade de alimento para os rebanhos, mais do que a disponibilidade de água”, diz o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Então, queremos que o produtor tenha um banco de forrageira e, assim, possa se preparar para os períodos de seca”. O objetivo é levar o projeto a 2 mil propriedades rurais, implantando 1 hectare em cada uma delas. O Dia de Campo foi direcionado a pecuaristas, produtores, técnicos e estudantes.
Além da melhoria da saúde animal, o projeto busca promover a sustentabilidade das atividades agropecuárias na região, reduzindo custos com ração. A Faec está promovendo treinamentos e capacitações para que os pecuaristas possam implementar essas novas técnicas em suas propriedades.