Terminou na última quarta-feira (15) a Campanha Emergencial de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), foram imunizados 98,8% dos bovinos e bubalinos, recorde de vacinação do Estado. O objetivo era vacinar mais de 90% do rebanho.
Segundo a Adagri, todos os 184 municípios cearenses obtiveram índice de vacinação acima de 90% do rebanho. O Ceará, agora, tem o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A campanha também registrou o recorde na declaração de propriedades, com 94,4% delas georreferenciadas.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destaca que, além de garantir a autossuficiência de carne, o Ceará poderá enviar o produto para outros estados brasileiros.
Com o resultado da campanha, o Ceará agora está apto a pleitear junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o status internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.