Na busca por soluções que impulsionem a pecuária leiteira cearense, o Senar Ceará promoveu, de 8 a 12 de abril, o primeiro “curso de doma racional de novilhas para ordenha” já realizado no Estado. Sob a orientação da zootecnista Pércia Rocha, instrutora do Senar de Minas Gerais e referência nacional em manejo de bovinos, 12 instrutores do Senar Ceará foram capacitados. O treinamento, com duração de 40 horas/aula, teve como sede a Fazenda Boisa, em Caucaia.
”Esse curso foi uma demanda dos produtores que recebemos por meio dos sindicatos rurais. Nossa expectativa é de que, em breve, os nossos instrutores estejam realizando esse curso em todas as regiões do Ceará”, diz Kelly Claudio, diretora técnica do Senar Ceará.
Os benefícios da doma de novilhas para ordenha incluem o aumento da produtividade e da qualidade do leite, a redução de custos ao produtor, maior segurança e bem-estar tanto para os trabalhadores quanto para os animais. “O animal estressado produz menos e a imunidade cai”, diz a instrutora.
“Esse curso facilita a vida do produtor rural, uma vez que as novilhas não domadas apresentam muita dificuldade para entrar na sala de ordenha”, diz Pércia. “Além disso, facilita a lactação, reduz o uso de ocitocina (hormônio responsável pela ejeção do leite), que pode ser transmissor de doenças, e reduz custos ao produtor.”
Há três anos no Senar de Minas Gerais, Pércia Rocha destaca sua missão de proporcionar melhores condições de vida para aqueles que dão a vida para nos fazer viver. “No Senar a gente ensina a fazer, fazendo”, ela diz.