O Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO , promovido pelo Sistema FAEC/SENAR-CE apresentou nesta terça –feira, 15, mais case de sucesso na fruticultura no Estado do Ceará- a Frutã- uma empresa nascida em 2002 na cidade de Jaguaribe ,e que hoje além produzir de polpa de fruta orgânica, com uma produção mensal de 600 a 800 kg de polpa e industrializa um katchup 100% orgânico- o Natchup, feito a base de acerola, abóbara e beterraba que ganhou inclusive ano passado, um prêmio internacional -SIAL INOVATION , na maior feira de alimentos da França- a SIAL e desde janeiro deste ano já está disponível nos principais supermercados do Ceará . Hoje, a Frutã já exporta 14 tipos de polpa de fruta orgânicos, para 7 países, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Porto Rico, Caribe, entre outros do mercado europeu . Os consumidores europeus estão a cada dia buscando alimentos mais saudáveis e esse é um grande nicho de mercado, que nós produtores temos que buscar, que estão à nossa disposição.
O diretor Benicio Nogueira Diógenes Júnior apresentou a Empresa como uma grande lição de persistência e emprendedorismo , sempre focado no lançamento de novos produtos, ressaltando a importância da persistência, da capacitação e uma boa consultoria para o empresário. Segundo ele, a Frutã começou como uma empresa familiar constituída por três irmãos e operando desde 2003 produzindo e vendendo frutas na feira de Jaguaribe e em 2007 já iniciava o processamento de polpa de frutas pausterizada com o lema levando mais sabor a mesa dos consumidores. O projeto teve a participação do Núcleo de Engenharia de Alimentos da UFC, que em 2018, desenvolveu o Natchup, um katchup 100% natural .
Ele informou que a empresa está focada agora na industrialização do maracujá, que juntamente com a acerola são duas frutas com maior demanda no mercado nacional e internacional . Nos anos de 2016 e 2017, a empresa teve um grande foco no mercado internacional , mas em 2018/2019, houve um crescimento linear de consumo do mercado interno, liderado pelas regiões sul e sudeste.
Segundo o Benício Diógenes Júnior, estudante de agronomia , já em 2009 o foco da empresa se voltou para a exportação e a partir de 2010 veio a construção da sede fábrica em Jaguaribe, com investimentos da ordem de 9 milhões de reais inaugurada em 2012, numa área de 360 m2, com uma produção de 600 a 800 toneladas mês de polpa . Foram 2 anos entre 2013/2015 para conseguir as certificações internacionais ( ISO 22MIL, WQS 2MIL, FSC22MIL) , e em abril de 2015, ocorreu a primeira exportação de polpa de frutas orgânicas para o mercado alemão , desde então está exportando para 4 países:Estados Unidos, Austrália, Caribe e Alemanha .
A meta agora é ampliar o mercado e a produção e introduzir o maracujá como commodites, uma fruta que se apresenta como maior demanda no mercado exportador. Ele disse ainda que a empresa tem interesse em agregar mais produtos desde que atenda aos nossos padrões de alimentos saudáveis e produzidos com sustentabilidade . Conforme disse,hoje, na Europa e na Oceania não entra produtos sem estas características, eles estão tentando agora a Certificação para o Irã, muito criteriosa chamada ” HALAL” . O Natchup está sendo bastante consumido no Ceará e em alguns estados como Piauí, Rio Grande do Norte e a meta é partir também para a exportação . Hoje, a empresa gera cerca de 100 empregos .
DEBATES
O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC- Flávio Saboya , destacou a importância dos produtores conhecerem a experiências exitosas e até replicarem o conhecimento e lançou a idéia da Frutã de instalar um grupo da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-ATeG, na empresa inclusive aproveitando a idéia de capacitar estudantes do IFCE dentro do Programa Doutores do Sertão, idealizado pelo Sinrural de Moraújo.
O vice-presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes também ressaltou o desafio da Empresa Frutã que teve que se reinventar a cada ano, para continuar no mercado e lançando novos produtos. O representante do Sebrae-CE, Paulo Jorge, reforçou a importância das consultorias que o SEBRAE ofereceu à Frutã e do empresário estar sempre aberto para ouros mercados, incluindo o internacional . O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado- SEDET, Hélio Chaves, destacou a importância do negócio e do mercado da fruta que está em ascensão . Bessa Júnior, produtor e representante da FIEC, disse que a fruta tem dois viés : mesa e indústria e que duas frutas muitos importantes no atual momento são a acerola e o maracujá, e que o foco é produzir de forma orgânica, para promover a expansão no mercado internacional.
O Agropacto é uma promoção do Sistema FAEC / SENAR- CE e contou com a presença de representantes do SEBRAE, SENAR, FIEC, Embrapa, SEDET, e diversos produtores. A Secretaria de Agricultura de Crateús , Janaína Mourão e um grupo de produtores daquela cidade também participou.
Sobre a Natchup
O Natchup é o mais recente produto comercializado e produzido pela empresa FRUTÃ em parceira com Universidade Federal do Ceará (UFC) que disponibilizou o prêmio internacional em Paris para a empresa cearense, dando visibilidade ao agronegócio social e saudável. Esse produto tem a composição á base de acerola, beterraba e abóbora (100% natural) sem aditivos e ingredientes artificiais. Rico em vitaminas,. Vai bem com várias combinações pizzas, sanduíches, torradas e muito mais.